Maquiagem para todas as idades e tipos de pele

Por Sandra Santos

Nós mulheres, além de cuidarmos da nossa pele, não abrimos mão da maquiagem. Seja para o dia a dia ou algum evento em especial.

Nos tempos em que nossas mães e avós maquiavam-se, produtos básicos como batom, ruge (hoje chamado de blush), pancake (também conhecido como pó) e rímel, eram considerados o básico. Com o passar do tempo, por volta dos anos 1960, elas acrescentam o delineador ao “kit de beleza”.

Quando éramos crianças, sempre ficávamos curiosas ao ver nossas mães usando maquiagem. Eu mesma achava lindo o batom; quando minha mãe passava nos lábios, eu ficava admirada. Que menina nunca ficou, não é mesmo?

Com o correr dos anos, nossa vaidade aumenta e acrescentamos mais itens às maquiagens. Antes de surgirem os protetores solares com cor para o rosto, a mulherada costumava usar base para proteção da pele. Claro que isso também deixava a derme mais uniformizada.

Hoje em dia, com tantas opções no mercado, a indústria cosmética investe com afinco em suas produções para todos os gostos, tipos e preços para agradar suas clientes. Com a ascensão das blogueiras – que fazem muita divulgação dos produtos que usam – temos acesso a maquiagens que nos encantam, tal é a quantidade de opções de brilho, cor e durabilidade.

Vejam só o que nós, mulheres, temos à nossa disposição:

  • Bases a prova d’água, em pó, líquida, para pele seca, mista e oleosa;
  • Delineadores líquidos, em forma de caneta, em lápis e em gel;
  • Máscaras à prova d’água ou laváveis;
  • Batom mate (uma cobertura mais seca), batom cremoso, em formato bala, líquido, com brilho e os famosos batons gloss.

Não podemos esquecer dos produtos pré-maquiagem, como o primer, que nada mais é do que uma película transparente que, ao passar no rosto, disfarça poros dilatados.

Mesmo com tantas opções é muito importante escolher a maquiagem que melhor se adapta ao seu tipo de pele. Eu, por exemplo, costumo usar produtos minerais por causa de uma dermatite que estou tratando. Mas isso é um assunto para outro dia!

Mais importante do que a maquiagem é cuidar da pele: faça sempre uma limpeza, e lembre-se do protetor solar. O resto é deixar a criatividade falar mais alto e caprichar na make.

Uma dica imprescindível: nunca esqueça de retirar a maquiagem antes de dormir. Passe um demaquilante ou sabonete para o rosto e, se quiser, um tônico de sua preferência. A limpeza faz com que sua pele seja sempre bem cuidada e saudável.

Até mais!

 

- Anuncie Aqui -