Museu Oscar Niemeyer inaugura duas mostras em dezembro

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre no dia 13 (quinta-feira), às 19h15, as mostras “Politopos Irregulares”, de Didonet Thomaz, e “O último Império”, do fotógrafo russo Serguei Maksimishin.

“Politopos Irregulares” tem curadoria do professor Raúl Niño Bernal, do Departamento de Estética da Facultad de Arquitectura y Diseño, da Pontifícia Universidad Javeriana de Bogotá, Colômbia. O diálogo entre o curador e a artista Didonet Thomaz será apresentado em fragmentos de algumas mensagens de trabalho na linha do tempo, do estudo e da organização do seu “memorial de pesquisa: arquivo” e culminará com o texto curatorial (2015-2018). A exposição fica em cartaz até dia 18 de março.

A mostra “O último Império” traz imagens que retratam a Rússia contemporânea e tem curadoria de Luiz Gustavo Carvalho. O trabalho de Serguei Maksimishin é instigante e complexo, retratando o cotidiano de um país que também o é. A Rússia contemporânea e seus personagens – crianças, soldados, religiosos, políticos, neonazistas – são retratados de forma que possibilita a imersão do público em um país cuja história perpassa pelo período soviético, uma grave crise nos anos 90 e, enfim, os problemas atuais. A mostra segue até 31 de março de 2019.

MESA-REDONDA – No dia 14 de dezembro (sexta-feira), entre 19h e 21h30, no miniauditório do MON, haverá uma mesa-redonda sobre a mostra “Politopos Irregulares”, com a artista Didonet Thomaz e o curador Raúl Niño Bernal, com mediação do artista visual e professor Hélio Fervenza.

Didonet Thomaz falará sobre “Processo poético de Politopos Irregulares”. É artista visual, doutora em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015), com postdoc supervisionado pelo artista visual e professor Hélio Fervenza.

Raúl Niño Bernal, curador da exposição, tem como tema “Autoorganización y mundos posibles en los politopos irregulares”. É doutor em Ciências Políticas pela Atlantic International University (USA; 2012), professor do Departamento de Estética da Facultad de Arquitectura y Diseño, da Pontifícia Universidad Javeriana de Bogotá (Colômbia). Em suas pesquisas dedica-se à arte, ciência e à tecnologia, às ciências da criação, à imaginação poética e à criatividade nos sistemas urbanos.

Hélio Fervenza, mediador da mesa-redonda, tratará sobre “Formas da Apresentação: Didonet Thomaz”. É artista visual, doutor em Artes Plásticas pela Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne (França; 1995), professor do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador do CNPq.

Serviço: Abertura das mostras “Politopos Irregulares” e “O último Império”.

Data: 13 (quinta-feira).

Horário: 19h15 – entrada gratuita na abertura.

Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h – acesso até 17h30.

Ingressos: R$20,00 e R$10,00 (meia-entrada).

Quarta entrada franca.

Mesa-redonda exposição Politopos Irregulares

Data: 14 (sexta-feira).

Horário: 19h às 21h30.

Local: miniauditório.

Entrada gratuita.

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999

www.museuoscarniemeyer.org.br

41 3350 4400

Fotos Serguei Maksimishin

Título: Colégio Teológico / Theological college

Data: Makhachkala, 2008

drive.google.com/file/d/1TTkz1FNqVxtwtORhp10g3cT6SSZS4vmA/view?usp=sharing

 

Título: Venda de cachorrinho /Whelp’s sell

Data: 1999

drive.google.com/file/d/15AL3lxW6PmYjksKu3_4FA7UxNbkTHf8G/view?usp=sharing

- Anuncie Aqui -