QUEBRANDO O GELO – COM ENÉAS RIBEIRO

Saudações meus queridos!

Aqui estou todo lindo e lustroso apesar dos rins e vesícula empedrados (ainda…) para matarmos a saudade daquela conversa olho no olho.

Chegou Dezembro, também conhecido como o mês do “graças a Deus meu 13°”.

Dezembro tem cheiro de fim de papo, de empresas, escolas e órgão públicos rabiscando o calendário da mesa para fazer as contas de até que dia tem que trabalhar, chororô da piazada que fica em recuperação, lista de ceia de Natal no grupo da família no Wats, papelzinhos de amigo secreto, onde a galera pega o desafeto e mente que pegou o próprio nome só pra devolver e pegar outro parente menos mala, enfim, é um mês diferentão, onde alternamos entre resolver pequenos problemas de festejos e se sentir ricos moendo o dinheiro que não temos com presentes que nem precisamos…

Mas tudo bem, fora a música da Simone em toda loja que entro, é um mês legal. Porém você nobre leitor, pode estar meio triste, desanimado, sem vontade de cantar uma bela canção, por isso, vou te ajudar a salvar esse fim de ano com algumas dicas de ouro, confira comigoooo no replay!:

AMIGO SECRETO

Pense uma brincadeira que já ficou chata, piadinhas longas na hora de dar a pista de quem você pegou, a ceia esfriando, criançada com sono e o tiozão não para de falar… Para tornar mais interessante, vamos trocar pelo “boleto secreto”. Cada um chega, coloca seu boleto favorito em uma caixa, a galera mete a mão na cumbuca e retira, o que você pegar, paga! Fortes emoções garantidas!

CEIA DE NATAL

Todo ano a mesma briga sobre a tal da uva passas. Compra um saco de uva passas e deixa do lado do fogão, quem quiser que tasque a dita cuja no prato e se divirta, mas parem com essa briga que já encheu, vamos começar a brigar por causa de Frangão Natalino ou Chester. Com a vantagem que veganos e vegetarianos podem tornar essa briga bem mais interessante, e as chances de sua Ceia terminar em cadeiradas nas costas dos outros aumentam exponencialmente. Vai ser bem mais divertido, desestressa e resolve os últimos rancores que sobraram do tempo das eleições…

PRESENTE PARA A CRIANÇADA

Como assim presentes? Tempos bicudos, o melhor esquema é fazer uma animada Gincana Natalina, titio Enéas como é uma alma piedosa, vai dar de presente para vocês, nobres leitores, algumas dicas:

Lavar a louça em menos tempo; tirar as uvas passas de tudo (caso ignorem a dica de ouro que já dei anteriormente), abrir os presentes dos adultos sem rasgar o papel para usarmos novamente ano que vem, fazer a piada do pavê antes do tiozão que sempre faz, roer todas as pontas dos ossos da coxa dos pratos, para não perder aquela cartilagem, afinal tudo custou caro.

CEIA NA VÉSPERA X ALMOÇO NO DIA 25

Outra peleja das boas, faça a Ceia na véspera e no almoço do dia 25 você baixa na casa de algum parente que você perceba que a sobremesa estava boa. Não precisa nem avisar e nem levar nada, afinal é Natal, paz na Terra etc. Vai ser só alegria…

Com essas dicas preciosas, os festejos serão supimpa, e olha que tem como adaptar a maioria para o ano novo!

MINHA OPINIÃO:

Brincadeiras à parte, chegamos em um ponto do ano onde a reflexão vem, querendo ou não.

A humanidade está superficial e fútil, o comércio e o consumismo caminham de mãos dadas com a gula, a lista de presentes e da Ceia Natalina se tornam mais importantes do que qualquer ação que realmente lembre o nascimento de Nosso Senhor Jesus.

Já devo ter falado isso um milhão de vezes, mas falarei sempre se preciso for.

O consumismo abre as portas mais sombrias do coração humano, tipo o segurança que matou um cão no Carrefour, afinal o cão poderia atrapalhar alguma venda. Assaltos a idosos que recebem o suado 13° se intensificam, vender, comprar e comer, só o que parece importar.

Algumas instituições trabalham mendigando ajuda para idosos, orfanatos, famílias carentes, cestas de Natal etc, o que infelizmente é como uma chuva rala em um incêndio florestal.

O mês está iniciando, dá tempo de mudarmos o rumo das coisas, pensarmos no amor ao próximo, pensarmos em levar a esperança, chega de ser coração peludo, mesquinho e tacanho.

Tenho certeza que ao longo desse mês Cristo vai iluminar muitas pessoas a entender que independente da data, que é uma mera formalidade, precisamos que o “espírito Natalino” seja constante em nossos corações e possamos presentear ao próximo diariamente, com atos de gentileza e bondade diários.

Que dezembro seja uma boa saideira de 2018.

Vamo que vamo…

Olhos atentos meu povo… T+

 Enéas Ribeiro – Cartunista que não gosta do Papai Noel (pronto falei)

- Anuncie Aqui -