Ao ir às compras tenha cuidado em locais de grande movimento

Guardas municipais e policiais militares têm reforçado a segurança pública nos arredores de grandes centros comerciais por toda a cidade, nesse período natalino. Mas alguns cuidados na hora das compras e dos passeios devem ser redobrados para evitar a ação de criminosos, alerta a Secretaria Municipal da Defesa Social.

“Ao caminhar por locais com grande circulação de pessoas, é recomendado ter mais atenção ao que acontece ao redor, evitar manusear celular e preferir carregar bolsa ou mochila a frente do corpo”, orienta o secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

“Fazer compras e deixar o carro cheio de sacolas ou pacotes é um atrativo para furto”, acrescenta ele. Por isso, o ideal é não largar compras no carro ou, se for inevitável durante uma parada rápida, guardar os embrulhos no porta-malas, onde não chama a atenção.

O secretário considera importante que as pessoas acionem os agentes da Guarda Municipal em caso de qualquer dúvida ou necessidade. “Os profissionais estão em pontos estratégicos para auxiliar a população”, destaca. Além das rondas a pé e com motos, os guardas municipais estão em módulos móveis na Rua XV de Novembro, na Praça Tiradentes e no Largo da Ordem, 24 horas por dia.

Em uma eventual abordagem criminosa, a orientação é não reagir. “A vítima pode achar que pode ganhar numa luta corporal ou duvidar se uma arma é de verdade ou brinquedo. Nesses momentos, é preciso lembrar que o bem mais valioso é a vida”, destaca Rangel. Numa emergência, o cidadão deve acionar um dos números de pronta-resposta para o deslocamento da equipe mais próxima, que poderá fazer rondas e abordagens a suspeitos: 153 (Guarda Municipal) ou 190 (Polícia Militar).


Dicas de segurança da Defesa Social:

  • Evitar manusear o celular quando estiver na rua.
  • Cuidar com bolsas e mochilas, preferindo carregá-la à frente do corpo.
  • Evitar circular com grande quantidade de dinheiro.
  • Não utilizar fones de ouvido enquanto estiver andando na rua.
  • Redobrar a atenção para a presença de pessoas suspeitas na hora de digitar senha de cartões de pagamento, na agência bancária ou em lojas.
  • Não deixar nos bancos do carro sacolas de compras, computador, bolsa ou pertences que possam chamar a atenção.
  • Não ostentar joias.
  • Em caso de emergência, acione os telefones 153 (Guarda Municipal) ou 190 (Polícia Militar).
- Anuncie Aqui -