Horta terapêutica inicia série de revitalizações de espaços de cultivo em Curitiba

Foto: Pedro Ribas/SMCS

O prefeito Rafael Greca inaugurou, nesta terça-feira (11/12), a horta do Mosteiro Monte Carmelo, da Associação Casa do Servo Sofredor (ACSS), no Pinheirinho. A nova área de cultivo de hortaliças tem o apoio do município e é resultado de um convênio com o Governo do Estado, que está repassando R$ 300 mil para o programa de Agricultura Urbana da Prefeitura.

A parceria irá permitir a implantação e a revitalização de um total de sete áreas de cultivo de alimentos frescos, entre hortas comunitárias (para moradores de bairros em terrenos públicos e privados) e institucionais (canteiros de cultivo ocupacional e terapêutico de organizações sociais e religiosas). Até o fim de 2019, Curitiba passará a ter 96 hortas comunitárias, institucionais e em escolas.

O prefeito agradeceu a parceria com o governo do estado e falou da importância do trabalho realizado pela ACSS que resgatam as pessoas da dependência. Greca se disse um entusiasta das hortas urbanas e do consumo de comida de verdade. “A ideia de uma cidade que se abre para a natureza, que cultiva a terra e consome comida de verdade é um projeto completo de sustentabilidade”, disse o prefeito.

Em uma área de 400 m² do Mosteiro Monte Carmelo, foram preparados 17 canteiros repletos de pés de legumes e verduras que ficarão sob os cuidados das pessoas atendidas para tratamento de dependência química pela Associação Casa do Servo Sofredor.

A horta deverá contribuir para a melhoria da qualidade da alimentação dos 60 homens e 30 mulheres acolhidos pela instituição religiosa, além de ajudar na recuperação da saúde e atuar como ocupação social e profissionalizante, uma vez que no local há atendimento e capacitação para os assistidos.

“Esta será a 22ª horta institucional com apoio da Prefeitura e irá ajudar a desenvolver práticas e hábitos alimentares saudáveis, bem como contribuir para o tratamento dos internos”, avalia Edson Rivelino Pereira, superintende da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), órgão responsável pelo Programa de Agricultura Urbana do município. Ele salienta ainda que a Prefeitura é responsável pela assistência técnica, apoio organizacional e, inicialmente, fornecimento de mudas e insumos usados no espaço.

Geraldino do Espirito Santo, coordenador geral da Associação Casa do Servo Sofredor, também acredita que a horta do Mosteiro Monte Carmelo deverá ajudar na melhoria da qualidade da alimentação dos acolhidos e na recuperação dos internos da instituição. “Nós atendemos muitas pessoas com diversas necessidades e dificuldades. A horta começou agora e, além de ajudar sendo uma terapia, vai beneficiar a alimentação de aproximadamente 150 pessoas”, prevê.

Mãos na terra

Há oito meses vivendo em uma das casas de tratamento da associação religiosa, o desempregado F.A.R, 41 anos, é um dos mais empolgados com o trabalho na horta do Mosteiro Monte Carmelo e acorda cedo para conferir como está o crescimento dos legumes e verduras.

“Nós plantamos e vemos o resultado do nosso serviço, é muito bom ver todo esse desenvolvimento, além de ser uma terapia para a gente”, garante. De acordo com ele, o plantio ajuda o grupo a ter paciência e aceitar o ritmo do tratamento contra a dependência. “Nós sempre queremos as coisas na nossa hora, mas a vida não é assim, o resultado é gradual”, diz F.A.R.  Além disso, avalia o interno, o cultivo da horta ajuda a ter um maior contato com a natureza e a resgatar a autoestima. “A gente leva para a mesa, literalmente, o fruto do nosso próprio trabalho”, completa.

Mais áreas

A horta do Mosteiro Monte Carmelo é o primeiro resultado do convênio assinado, em outubro, pela Prefeitura e a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab). Serão investidos, até o fim do primeiro semestre de 2019, R$ 300 mil na implantação e recuperação de sete áreas de cultivo de alimentos frescos (17,4 mil m²), com a participação direta de 400 pessoas no processo e beneficiando em torno de mil pessoas.

Ainda dentro do convênio, no dia 18 de dezembro, será inaugurada a 27ª horta comunitária da cidade. Localizada em um terreno de 270 m², a Horta do Fazendinha terá 19 canteiros e está localizada na Rua Afrânio Peixoto esquina com a Avenida Alcir Martins Bastos. Serão 20 famílias envolvidas diretamente nos processos de cultivo e colheita, beneficiando 80 pessoas da região, entre produtores e familiares. A horta ficará sob os cuidados da Associação dos Amigos da Fazendinha.

Em 2019, o convênio prevê ainda a aplicação dos recursos na renovação das hortas da AIC Santa Luisa de Marillac, no Rebouças; e Santa Cecília II, no Tatuquara, bem como na implantação de um espaço de cultivo no Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas, no Cajuru; da Horta Audi-União, no Uberaba; e da segunda fase da Horta Pantanal, no Alto Boqueirão.

No próximo ano, também deverão ser inauguradas três outras hortas em terrenos com linhões de energia da Copel. A parceria com a empresa estadual está em negociações finais.

Até o fim do próximo ano, Curitiba passará a contar com 32 hortas comunitárias, 22 institucionais e 42 escolares.

Presenças

Além do prefeito estiveram o diretor geral da secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, Francisco Carlos Simioni; o representante do secretário municipal de Abastecimento, Edson Rivelino Pereira; o administrador regional do Pinheirinho, Reinaldo Boaron; o diretor do departamento de Unidades de Abastecimento, José Carlos Alencar Koneski e o gerente da Unidade de Agricultura Urbana, Eliseu Alves Maciel.

- Anuncie Aqui -