Mãos e pés: como cuidar e manter hidratados

Por Sandra Santos

 

Olá, leitoras!

Com o nosso dia a dia tão corrido, por vezes não damos a devida atenção para duas peças importantes do nosso cotidiano: nossas mãos e nossos pés.

Ao acordar, já preparamos tudo para adiantarmos a semana corrida, ou uma viagem; então, para que as coisas transcorram da melhor forma possível, deixamos tudo organizado. Por causa dessa agitação, acabamos por nos distrair e não passamos nem um cremezinho nas mãos. Pobres mãos, fazem tudo pra gente, merecem mais atenção, poxa!

Mãos são multitarefas. Com elas, abrimos latas, cortamos legumes, carnes, pães e inúmeros alimentos. Usamos também para fazer limpeza, lavar louça, digitar algo no computador, acessar as redes sociais. Nossas mãos fazem tanto e mal cuidamos delas! Claro que nem toda mulher age assim.

Atividades como mexer com produtos, fazer limpeza – entre tantas outras – criam calos, bolhas e deixam as mãos ressecadas. Tenha sempre a tiracolo um frasco de hidrante para usar e evitar envelhecimento,  mantê-las bonitas e com aspecto de bem cuidadas. Vale passar creme e hidratar as cutículas, que também ressecam.

E os pés? Também não podemos esquecer deles. Usamos chinelos, tênis, sapatos de salto (que por sinal acaba por machucá-los), sandálias etc. Eles precisam de cuidado, por exemplo: fazer uma massagem, esfoliar, hidratar. E todos esses zelos fazem tão bem pra nossa autoestima! Quer sensação mais alto-astral que sair de um salão de beleza com pés e mãos hidratados e unhas feitas? É o máximo! Então, mulheres, bora caprichar a partir de agora, que tal?

Quando você estiver usando um scarpin, não fique em pé por longos períodos! Além de machucar os pés, isso prejudica a coluna com o passar do tempo. Intercale! Quando seus pés estiverem doloridos, troque o salto alto por um calçado mais confortável. Procure ficar mais tempo sentada; é outra maneira de não cansar os calcanhares.

Outra coisa importante é cuidar da higienização. Assim que sair do banho e eles estiverem lavados, enxugue muito bem, principalmente entre os dedos, para evitar micoses. Se você tem o hábito de usar sempre o mesmo sapato, coloque-o sob o sol, para que receba ventilação. Pode usar talco para perfumar a parte de dentro e tirar qualquer odor que possa ter.

Faça escalda-pés, pegando uma bacia, colocando água morna, sal grosso e, se preferir, ervas aromáticas refrescantes, como eucalipto ou cânfora. Mantenha os pés imersos de 15 a 20 minutos e aproveite! Passar um pouquinho da mistura nas panturrilhas também é válido. Outra opção interessante são os cremes relaxantes; alguns géis dão uma sensação de alívio quando o cansaço fala mais alto.

Nunca esqueça desses cuidados, pois não tem nada mais incômodo que sentir dor.

Até a próxima semana.

- Anuncie Aqui -