Atendidos por Centro-Dia são protagonistas de Auto de Natal

Foto: Ricardo Marajó/FAS

Usuários do Centro-Dia Amigo Curitibano, unidade da Fundação de Ação Social (FAS) que atende pessoas com deficiência física e intelectual foram os protagonistas, nesta sexta-feira (14/12), de um Auto de Natal. A encenação contou com trilha sonora feita pelos educadores sociais e figurinos cedidos pelo Centro Cultural Teatro Guaíra. Familiares também participaram da festa que terminou com um coquetel e a visita do Papai Noel.

Felipe Froeze de Campolin, 25 anos, que representou José na encenação natalina, contou que ensaiou durante dois meses, mas que ainda estava nervoso para a apresentação. “Dá um frio na barriga”. Há dois anos ele frequenta a unidade, onde participa de oficinas de costura, informática e artes plásticas.

Marcela Santos, 32 anos, figurante na estalagem que receberia o menino Jesus, estava ainda mais nervosa. Com as mãos trêmulas ela disse que não via a hora de começar a encenação. Ela foi a festa junto com a mãe, Dona Lurdes, 75 anos, e o pai, seu Alucídio Fernandes Santos, 76 anos, que também passa as manhãs no Centro-Dia. Ele é responsável pela horta onde são aplicados conhecimentos da oficina de práticas ambientais.

Desenvolvimento

Todo o cenário do Auto de Natal foi feito pelos servidores da unidade, que pensaram nos mínimos detalhes. O convite para a encenação foi feito como em uma grande peça de teatro, com ficha técnica e os nomes dos personagens da peça e do coral.

A coordenadora do Amigo Curitibano, Silvana Schweigert, explicou que o Auto de Natal faz parte de uma ampla programação de atividades desenvolvidas na unidade e que buscam o desenvolvimento da convivência, o fortalecimento de vínculos familiares e social, além do aprimoramento dos cuidados pessoais.

Mudança de endereço

O Centro-Dia Amigo Curitibano atende a 42 pessoas com idades de 18 a 59 anos com deficiência, muitas delas em situação de risco e direitos violados. A unidade funciona no Boqueirão e a partir da próxima terça-feira (18/12) mudará de endereço para reforma do prédio. Durante pelo menos oito meses a unidade funcionará na Rua Josepha Deren Destefani, 30, na mesma regional.

Participaram da festa o administrador regional Boqueirão, Ricardo Dias; a supervisora da FAS na regional, Valdirene Alves Pires e servidores da instituição.

- Anuncie Aqui -