Curitiba: Ano teve ampliação de terminal, CMEIs, Armazém da Família e Clubes da Gente

Foto: Daniel Castellano / SMCS

O ano de 2018 foi também o ano da retomada de importantes obras para a cidade. Uma delas foi o término da ampliação do Terminal Santa Cândida, obra deixada inacabada pela gestão anterior e reiniciada em maio deste ano.

“Depois que Curitiba superou importantes desafios de ordem financeira, a cidade conseguiu dar andamento a obras que beneficiam milhares de curitibanos”, afirma o diretor do Departamento de Edificações da Secretaria de Obras Públicas, Marcelo Bremer.

No caso do Terminal Santa Cândida, um dos principais benefícios é para os passageiros que utilizam o Ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão e os que pegam o Expresso Santa Cândida/Capão Raso. Eles têm agora duas plataformas, o que permite a divisão do fluxo de pessoas.

A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) já está licitando as lojas do subsolo do terminal. Também há bicicletário, banheiros e passagem subterrânea.

Abastecimento

Na área do abastecimento, a construção do Armazém da Família Maria Angélica, no Pinheirinho, o 33° da cidade, foi um dos destaques.

O espaço que foi o Liceu de Ofícios Gramados e que estava abandonado, foi transformado no local adequado para a comercialização dos alimentos e dos produtos de primeira necessidade às famílias cadastradas no programa Armazéns da Família.

Educação

A Prefeitura licitou no ano passado a executou neste ano uma importante unidade que estava com obras paralisadas, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João Botelho, na CIC, que já foi inaugurado.

Também foi retomada a construção do CMEI Vila Nori, no Pilarzinho. O serviço está em fase final de execução.

Esportes

O ano de 2018 marcou o término da construção de dois Clubes da Gente – um em Santa Felicidade, outro na Regional Boa Vista. As unidades têm área de 2.739,42 m², com sala de ginástica, sala multiuso, cozinha, vestiários, piscina de hidroginástica e hidroterapia, piscina semiolímpica para natação e mezanino para equipamentos de musculação.

São 517 metros quadrados de piscinas para o desenvolvimento das atividades, sendo uma semiolímpica, com 25 metros de comprimento, oito raias e 1,3 metro de profundidade, e outra com 10 metros por 10 metros e 1,1 metro de profundidade, para hidroginástica, hidroterapia e aprendizagem infantil.

Cultura

O Cine Passeio, localizado na esquina das ruas Presidente Carlos Cavalcanti e Riachuelo, no Centro, está em fase final de acabamento. A edificação, Unidade de Interesse Especial de Preservação (Uiep), foi totalmente restaurada, e terá três salas.


EQUIPAMENTOS ENTREGUES E EM CONCLUSÃO NA CIDADE

CMEIs Vila Nori (Pilarzinho), Parque Industrial (CIC) e Novo Mundo (Novo Mundo) em construção.

Ampliação do Terminal Santa Cândida concluída.

Cras Vila Verde (CIC), Monteiro Lobato (Tatuquara) e Bairro Alto finalizados.

Entregues os CMEIs João Botelho e Corina Ferreira Ferraz, a Unidade de Saúde Jardim Aliança, os Clubes da Gente Santa Felicidade e Bairro Alto, o Armazém Maria Angélica e o Centro de Esporte e Lazer (CEL) Dirceu Graeser.

Cine Passeio em fase de acabamento.

- Anuncie Aqui -