População de Curitiba valoriza presença constante de guardas nos espaços públicos

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

O policiamento de proximidade da Guarda Municipal tem sido percebido e valorizado pela população. A Praça Tiradentes, a Praça Osório, o Centro Histórico e a Rua XV de Novembro têm guardas presentes de forma fixa, 24 horas por dia.

“Acho que faz mais um menos um mês e meio que a Guarda está mais presente aqui nas ruas, e isso traz sim mais segurança para gente que trabalha aqui”, opina o vendedor de desenhos Paulo Martins, na Rua XV.

Primeiro parque da cidade, o Passeio Público passou a abrigar a base do Grupo Tático de Motos da corporação. De lá os guardas saem para fazer o patrulhamento com motos por trajetos diferentes a cada dia.

“O trabalho com motocicletas proporciona redução no tempo do acionamento até chegada ao local da ocorrência”, diz o secretário da Defesa Social, Guilherme Rangel. “Esse trabalho auxilia no combate à microcriminalidade, infelizmente presente nos centros das grandes cidades, e que gira em torno do uso e do tráfico de drogas.”

No período de férias de verão, quando a frequência nos parques aumenta, a Guarda Municipal reforça o efetivo nos pontos turísticos mais visitados.

Vendedor de balões na frente do Jardim Botânico, Claudionor dos Santos, 53 anos, observou a mudança. “A gente se sente mais seguro quando trabalha sabendo que eles estão lá caso a gente precise”, avalia.

Balada Protegida

O programa Balada Protegida dobrou o número de edições neste ano, chegando a sua 110ª etapa e a mais de 427 mil pessoas atendidas. Em 2017, foram 50 ações do programa, criado para organizar melhor a presença do público em calçadas no período noturno.

Sob coordenação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI), nas quintas e sextas-feiras, além de sábados de maior movimento, equipes de diversos setores do poder público municipal, como Guarda Municipal, Urbanismo, Meio Ambiente e Trânsito marcam presença em pontos previamente definidos: Praça da Espanha, Rua Coronel Dulcídio, Avenida Vicente Machado e Rua Carlos Cavalcanti, garantindo maior segurança e ordem do espaço público.

Viaturas da Guarda Municipal também circulam por outros cerca de 20 pontos

- Anuncie Aqui -