Antes de assumir o Governo do Estado, Ratinho Junior exerceu dois mandatos na Assembleia Legislativa

Paranaense de Jandaia do Sul, Carlos Roberto Massa Júnior, ou Ratinho Junior, sentiu-se a vontade nos corredores da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) durante toda a sessão solene de posse como governador do estado do Paraná realizada na manhã desta terça-feira (1º). Afinal, o novo chefe do Executivo estadual exerceu dois mandatos como deputado estadual na Casa.

Em 2002, aos 21 anos, foi eleito Deputado Estadual, pelo PSB, com mais de 189 mil votos, tendo sido um dos parlamentares mais votados daquele pleito. Já em 2014, após dois mandatos como deputado federal, novamente foi um dos campeões de votos ao fazer mais de 300 mil votos para uma vaga na Assembleia. Nesta eleição, Ratinho Junior, então filiado ao PSC, elevou de dois para 12 membros o número da bancada de seu partido, fortalecendo a sua liderança política no estado.

Projetos – Durante sua passagem no Poder Legislativo Estadual, Ratinho Junior apresentou, entre outras propostas, o projeto de lei que prevê a implementação de mecanismos de controle e utilização dos recursos públicos e de combate à corrupção. A implantação do Programa de Integridade e Compliance da Administração Pública tem como objetivo se transformar numa ferramenta de controle social e transparência na gestão pública.

Outro projeto apresentado por Ratinho Junior e que se transformou na Lei Estadual nº 15.117/2006 é o que exige que o Governo do Estado dê transparência ao controle das licitações, serviços e despesas realizadas com recursos públicos por meio do pregão eletrônico. Com a lei em vigor, as negociações são feitas de forma aberta, com a presença de todos fornecedores e compradores. O projeto do pregão eletrônico se tornou lei estadual e hoje reduz, em média, 36% o valor das compras e contratações de serviços do Estado.

SEDU – No ano de 2013, deixou seu segundo mandato como deputado federal para assumir a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU) durante o primeiro mandato do governador Beto Richa. Em 2015, já eleito deputado estadual, continuou no cargo com a reeleição de Richa. Na pasta, criou programa como o Serviço Social Autônomo (Paranacidade), ligado à SEDU, e recebeu no fim de 2016 o Prêmio MundoGeo#ConnectLatin America 2016, com o 1º lugar na Categoria Gestão Pública (estadual e federal).

Antes de sair do Poder Executivo, Ratinho Junior implantou o Programa Compliance, que visa o atendimento rigoroso às leis, normas e regulamentos internos do Paranacidade e da SEDU. Em setembro de 2017, reassumiu sua cadeira na Assembleia para construir sua vitoriosa candidatura ao Governo do Estado.

Vida pessoal – Ratinho Junior é formado em Marketing e Propaganda, pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter), com pós-graduação em Direito de Estado, pela PUC de Brasília, e cursos de especialização em Administração Tributária e Reforma Fiscal e Sociedade (em Madri, Espanha), e em Saúde e Educação em Órgãos de Governo (em Havana, Cuba), entre outros. Desde os seus 22 anos é casado com Luciana Saito Massa, com quem tem três filhos: Alana, Yasmim e Carlos Roberto Massa Neto.

- Anuncie Aqui -