Curitiba começa 2019 com obras a todo vapor

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Se em 2018, a Prefeitura de Curitiba tocou obras em todas as frentes na cidade, 2019 não será diferente. “O curitibano pode esperar que serão colocados em prática muitos projetos que vão melhorar a qualidade de vida na cidade”, garantiu o prefeito Rafael Greca.

Já estão em andamento as obras do último lote da Linha Verde, que tem 22 quilômetros e é o principal eixo de transporte que liga a capital à região metropolitana. Também na mobilidade urbana, Curitiba vai iniciar o asfaltamento de 100 km de ruas de saibro nos bairros, a trincheira da Mário Tourinho, estão previstas ainda a construção do terminal do Tatuquara e as reformas no Campina do Siqueira e Hauer. “Em 2019 vamos continuar trabalhando muito para tornar Curitiba cada vez melhor e preparada para o futuro. Viva Curitiba!”, disse o prefeito. Veja o que vem por aí:

100 km de asfalto

Foto: Pedro Ribas/SMCS

No início de 2019, a Prefeitura de Curitiba vai começar um grande programa de asfaltamento em ruas de saibro de Curitiba. A pavimentação asfáltica está programada sobre 100 km dos 243 km das ruas de Curitiba que ainda são de lama e poeira. O Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) definirá quais ruas e trechos serão asfaltados com base na utilização pelo transporte público, no posicionamento de equipamentos urbanos – tais como escolas, postos de saúde, hospitais – e no volume de tráfego das vias.

Trincheira da Mário Tourinho

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Construção da trincheira no cruzamento da Rua Mário Tourinho com Avenida Nossa Senhora Aparecida começa em 2019. As obras previstas incluem terraplenagem, drenagem, remanejamento de rede elétrica, construção da trincheira em desnível, pavimentação, sinalização, iluminação, e paisagismo. Quando a trincheira for concluída, quem estiver na movimentada Rua Mário Tourinho, ao trafegar neste cruzamento, vai passar por baixo da Avenida Nossa Senhora Aparecida. A nova trincheira vai aumentar a capacidade de escoamento dos veículos, eliminando os pontos de conflito. Com isso será ampliada a capacidade e a velocidade da Linha Direta Inter 2 (ligeirinho) e do Interbairros II, que juntas transportam 150 mil passageiros por dia. A expectativa é de que 41 mil veículos passarão pela Mário Tourinho. Na Nossa Senhora Aparecida, o cálculo é de que serão 15,6 mil veículos diariamente.

Guardas Municipais

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

A Prefeitura de Curitiba vai entregar no início de 2019 dez caminhonetes e oito novos módulos móveis para a Guarda Municipal. Além disso, existe a expectativa de contratar 400 guardas municipais até o fim de 2019. Para isso, a Secretaria de Recursos Humanos trabalha para cumprir todas as exigências para a contratação dos trabalhadores que ingressam na Guarda Municipal da Secretaria da Defesa Social e Trânsito.

Fazenda Urbana

Foto: Divulgação

Curitiba terá o primeiro Parque Agroalimentar do Brasil, a primeira Fazenda Urbana sustentável. O projeto da Fazenda Urbana de Curitiba começa a sair do papel e a obra deverá iniciar em 2019. Projetada para ocupar uma área de 4.435m² ao lado do Mercado Regional do bairro Cajuru, a fazenda urbana será mantida com o que há de mais moderno em modelos de plantio e uso de energias renováveis – eólica e solar e reaproveitamento de água de chuva para a irrigação – e bioenergia. “As pessoas vão poder conhecer como se planta sem veneno e comprar alimentos orgânicos direto da fonte”, disse o prefeito Rafael Greca.

Novo terminal do Tatuquara

Ilustração: Divulgação

A região do Tatuquara vai ganhar um terminal multimodal de transporte em 2019. Serão investidos R$ 8,3 milhões, com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), mais contrapartida do município, na estrutura que terá bicicletário para 108 vagas, vestiários, lanchonetes, entre outros equipamentos de apoio aos usuários. Por lá passarão dez linhas alimentadoras, entre elas Rio Bonito, Dalagassa, Pompeia, Janaína, Santa Rita, Rurbana e Tatuquara, que hoje fazem a integração no Pinheirinho.

Reforma em terminais

Ilustração: IPPUC

A Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob) já deu o aval para os projetos de reconstrução dos terminais do Hauer e Campina do Siqueira. Os terminais Hauer e Campina do Siqueira serão reconstruídos e ampliados, com investimentos de R$ 20,4 milhões e R$ 18,3 milhões, respectivamente. Ambos serão intermodais e vão contar com bicicletários com 108 vagas, vestiários, sanitários, guarda-volumes e serviços de reparos para bicicletas. Haverá monitoramento por câmeras de segurança interligadas ao Centro de Controle e Operação (CCO). Os projetos são orientados à sustentabilidade com aproveitamento energético.

Conclusão da Linha Verde

Foto: Pedro Ribas/SMCS

As obras do lote 4.1 da Linha Verde já começaram. A previsão é que todas as obras do eixo de transporte sejam concluídas em 2020. O trecho norte é a parte final de obras da Linha Verde, o sexto eixo de transporte da cidade e de integração de Curitiba à Região Metropolitana. São 22 quilômetros de extensão (pelo leito da BR-476) ligando a cidade do Sul ao Norte desde o Pinheirinho ao Atuba, beneficiando 22 bairros numa área de abrangência de 287 mil pessoas. O trecho sul já está concluído e seis estações estão em operação com o ônibus Ligeirão (Pinheirinho, Vila São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny e Marechal Floriano) na ligação ao Centro da cidade (Lourenço Pinto).

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