Maquiagem para crianças: pode ou não pode?

Por Sandra Santos

Olá, leitoras!

Na nossa infância, era normal mexermos na estante de nossas mães, à procura de perfume ou mesmo maquiagem, de preferência, batom.

Essa fase da curiosidade é despertada em toda criança. Mas será que é saudável elas usarem esses produtos?

Algumas mães não resistem e compram para as filhas um kit infantil. Dessa forma, as meninas passam a se sentir mais bonitas, fazendo questão de mostrar quando estão arrumadas e de unhas feitas.

Será que, mesmo existindo um produto desenvolvido para a meninada tão jovem, é seguro afirmar que este não faz mal? Para elas, não passa de uma brincadeira; as mães até se divertem vendo a cena. No entanto, o cuidado não pode passar despercebido: o exagero e uso com frequência podem futuramente trazer consequências ruins. Usar maquiagem de adulto pode não ser uma boa opção, já que crianças têm uma pele muito sensível, que pode desenvolver uma alergia precoce.

Os dermatologistas alertam que, desde que seja algo levado para o lúdico e fácil de retirar – bastando um sabonete no rosto e enxaguando com a água do chuveiro, por exemplo –,  não há nenhum problema.

O que não é bacana é aquela mãe que instiga na filha o uso de maquiagem, para expor a criança como um troféu. Isso tira toda a espontaneidade.

Nas perfumarias e lojas de cosméticos, costumamos ver as linhas de maquiagens infantis à venda. Os produtos que chamam mais atenção são aqueles com desenho de unicórnios estampados na embalagem. Para outros, um desenho da Barbie ou simplesmente um brilho já são suficientes para serem adquiridos por esse público.

A criança deve aproveitar a sua fase, brincar e se divertir. Pensar em maquiagem mesmo, de acordo com a Anvisa, seria interessante a partir dos 12 anos.

E também é importante verificar, nas embalagens desses produtos, se são realmente próprios para a idade e se a quantidade de álcool é baixa.

Não existe coisa mais fofa que uma menininha toda arrumada e maquiada, mas nada de exagero! Procurem algo bem discreto e, principalmente, uma maquiagem indicada para crianças.

Ainda acredito que algo bonito mesmo é a beleza natural dessa fase. Não precisa disfarçar nada, nem corrigir, apenas admirar.

Até a próxima semana!

 

- Anuncie Aqui -