Audiência debate déficit de escolas e de transporte em Fazenda Rio Grande

Foto: Orlando Kissner/ Alep

Por iniciativa dos deputados Professor Lemos (PT) e Hussein Bakri (PSD), a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) ouviu cidadãos de Fazenda Rio Grande numa audiência pública que debateu o déficit de vagas em escolas estaduais e a falta de transporte escolar no município. “Muitas vezes o aluno não tem vaga perto de casa e precisa se locomover até uma escola mais distante. E aí falta o transporte”, afirmou Lemos na abertura da audiência, realizada nesta quarta-feira (27) à tarde no Plenarinho da Assembleia.
Ao final do encontro, o deputado Hussein Bakri, líder do Governo e presidente da Comissão de Educação da Assembleia, assumiu o compromisso de buscar soluções junto à administração estadual o mais breve possível. A convite do Professor Lemos, vários representantes da comunidade de Fazenda Rio Grande foram à audiência e expuseram os contratempos a que os alunos têm sido submetidos. Karina, mãe de um estudante, disse que o filho precisa caminhar mais de um quilômetro até um ponto de ônibus que o leva à escola. Outra mãe de aluno, Luciana, fica aflita ao esperar a filha, que só chega em casa depois das 23h. No trajeto a pé da escola até em casa, a menina, de 15 anos, passa por uma passarela em região de assaltos constantes.
O professor Leonardo de Paula Dias, do Colégio Anita Canet, disse que o estabelecimento atende a três bairros do município, mas não tem mais vagas suficientes para todos os alunos da região. Muitos são obrigados a se deslocar a pé até outras escolas. Poliana, ela própria aluna de um colégio local, contou que os colegas caminham por ruas sem asfalto e sem calçadas, sendo obrigados a dividir espaço com automóveis e caminhões, pondo em risco sua integridade física.
Chayane Rocha, chefe do Núcleo Regional de Educação local, afirmou que o governo estadual está realizando estudos para
Frota extra estará disponível.
a construção de novas escolas no município. Ela disse que não houve cortes ou redução de oferta no transporte escolar, mas mudança de rotas – o que possivelmente prejudicou alguns alunos.
Presente à audiência, o presidente do Instituto Fundepar, José Maria Ferreira, disse que o governo estadual buscará uma solução em conjunto com a prefeitura de Fazenda Rio Grande. Ele garantiu que a Fundepar dará prioridade à questão.

PRIMEIRA ESCOLA
Também presente à mesa de trabalho da audiência, o deputado Alexandre Amaro (PRB) enfatizou que o planejamento será de “suma importância” para a definição da oferta de novas vagas e do transporte escolar. Já o deputado Rodrigo Estacho (PV) ressaltou que o diálogo deverá agilizar a resolução do problema. A presidente do Conselho Tutelar de Fazenda Rio Grande, Alessandra Polo, pediu aos deputados “um olhar especial” para a situação dos alunos do município. Ao final da audiência pública, o líder Hussein Bakri assumiu o compromisso de que a primeira escola a ser construída pelo novo governo seja implantada em Fazenda Rio Grande.
Estimativas extraoficiais indicam que o município tem hoje cerca de 140 mil habitantes. O que significa que em menos de dez anos Fazenda Rio Grande quase dobrou de população – eram pouco mais de 80 mil habitantes em 2010. O explosivo crescimento demográfico do município, aparentemente, não foi acompanhado de medidas compatíveis com o aumento da população em idade escolar.

- Anuncie Aqui -