Defesa Civil de Curitiba recebe dois novos veículos para acesso a áreas inundadas

Foto: Pedro Ribas/SMCS

A equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil passa a contar com duas novas viaturas para atender situações de emergência, como em áreas inundadas durante e após um temporal.

De grande porte, os veículos modelo Volkswagen/Amarok foram apresentados ao prefeito Rafael Greca na tarde desta segunda-feira (11/3), no estacionamento da Prefeitura. “Dessa forma, a cidade avança, sempre mais forte e capaz de superar dificuldades causadas por fenômenos naturais, principalmente chuvas localizadas e muito fortes, que provocam inundações”, disse o prefeito.

Os novos veículos estão equipados com material de apoio utilizado nos trabalhos de Defesa Civil, como bomba d’água (equipamento de auxílio em casos de inundações), gerador elétrico, botas, capas de chuva e uniforme para a equipe de atendimento.

“Com essas viaturas, podemos entrar com segurança em áreas mais sensíveis, que estejam cobertas pela água, em auxílio às ações de resgate do Corpo de Bombeiros e em apoio às administrações regionais”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, Nelson Ribeiro.

“É um dos presentes que Curitiba recebe em seu aniversário de 326 anos”, ressaltou o prefeito, que ganhou uma medalha e um certificado do Programa Defesa Civil na Educação – Conhecer para Prevenir (CPP), pelos incentivos à ampliação da iniciativa, coordenada pelas secretarias da Defesa Social e da Educação.

No evento, também foi apresentado um dos barcos usados para resgate de pessoas que possam ficar ilhadas em áreas inundadas.

Estrutura de pronta resposta

Além das rápidas respostas dadas pelas equipes da Defesa Civil em situações de emergência, Greca citou os grupos de servidores municipais preparados para agir, em todas as regionais, que passam por treinamentos de forma periódica, e os R$ 480 milhões investidos em obras de macrodrenagem, cujo maior volume de recursos está sendo empregado na Bacia do Rio Belém.

A apresentação dos veículos e equipamentos da Defesa Civil foi prestigiada pelo vice-prefeito, Eduardo Pimentel; pelo secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel; pelo diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso; pelo superintendente da Defesa Social, Carlos Celso dos Santos Junior; pelo presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Thiago Ferro; pelos administradores regionais da Matriz, José Dirceu de Matos, e Fazendinha/Portão, Gerson Gunha; e pelos vereadores Serginho do Posto, Mauro Bobato, Colpani, Toninho da Farmácia, Fabiane Rosa, Pier Petruzziello, Beto Moraes e Dr. Wolmir.

 

- Anuncie Aqui -