Saiba onde se vacinar contra febre amarela neste sábado em Curitiba

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Neste sábado (16/3), a Prefeitura vai ofertar a vacina contra febre amarela em sete unidades de saúde. São elas: Jardim Gabineto, Sabará, Taiz Viviane Machado e Oswaldo Cruz, na CIC; Parigot de Souza e Salvador Allende, no Sítio Cercado; e Vila Machado, no Pinheirinho.

O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides de Oliveira, destaca que vacina é a principal forma de prevenção da doença. “As pessoas devem se vacinar, especialmente as que vão viajar para regiões de mata e litoral, onde o mosquito transmissor da febre amarela circula”, explica.

Intensificação

A vacinação aos sábados é uma alternativa para quem não consegue comparecer às unidades de saúde de segunda a sexta-feira. Esse é o sexto fim de semana que a Prefeitura promove a ação.

Além da oferta aos sábados, a vacina está disponível de segunda a sexta-feira em 110 unidades de saúde de Curitiba.

Curitiba não tem a circulação do vírus da febre amarela, mas desde a confirmação do primeiro caso no Paraná, em 28 de janeiro, a procura pela vacina aumentou.

Já são oito casos de febre amarela confirmadas no estado: dois em Morretes, dois em Adrianópolis, dois em Curitiba, um em Antonina e um em Campina Grande do Sul.

Oliveira esclarece que os casos confirmados em Curitiba são importados. “As pessoas adoeceram em outros municípios, durante viagens. E não eram vacinadas”, explica Oliveira.

Balanço

Do início do ano até esta sexta-feira (15/3), 235.616 doses da vacina foram aplicadas nas unidades de saúde de Curitiba. Nos últimos dez anos, 790.156 mil pessoas foram imunizadas em Curitiba.

Indicação

A vacina é indicada para quem tem de 9 meses a 59 anos de idade. É em dose única – quem já tomou uma vez não precisa tomar uma segunda dose.

Em Curitiba, uma forma de verificar se há o registro da vacina para quem perdeu o cartão de vacinação é baixar o Aplicativo Saúde Já – disponível para smartphones e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS -, fazer um pré-cadastro e consultar a carteira vacinal.

Pessoas acima de 60 anos, gestantes e mães que estão amamentando precisam de prescrição médica para tomar a vacina. Ela é contraindicada a pessoas com sistema imunológico enfraquecido, com histórico de reação alérgica grave ou doença febril aguda.

 

Unidades que ofertam a vacina contra a febre amarela neste sábado
8 às 13h – Unidade de Saúde Vila Machado (Rua Laudelino Ferreira Lopes, 2.959, Pinheirinho)
8 às 13h – Unidade de Saúde Parigot de Souza (Rua João Eloy de Souza, 111, Sítio Cercado)
8 às 13h – Unidade de Saúde Salvador Allende (Rua Celeste Tortato, s/n, Sítio Cercado)
8 às 12h – Unidade de Saúde Sabará (Rua Pedro Andretta, 3.030, CIC)
8 às 12h – Unidade de Saúde Taiz Viviane Machado (Rua Gastão Natal Simone, 5, CIC)
8 às 12h – Unidade de Saúde Oswaldo Cruz (Rua Pedro Gusso, 3.749, CIC)
8 às 12h – Unidade de Saúde Jardim Gabineto (Rua Eng. João Visinoni, 458, CIC)

 

- Anuncie Aqui -