CGR Iguaçu: economia no reaproveitamento de água das chuvas

No Brasil, o conceito de  reaproveitamento de água não é uma novidade, mas é um assunto cada vez mais  urgente e inesgotável

A água que cai do céu de forma gratuita e que, infelizmente, ainda  é desperdiçada se misturando ao sistema de esgoto, pode contribuir significativamente com a diminuição da escassez de água, que já atinge várias regiões do país.

Em Fazenda Rio Grande, o Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) Iguaçu  – local  onde também está instalado o aterro sanitário –  utiliza do sistema de captação da água das chuvas para gerar economia de consumo e sair na frente no quesito sustentabilidade. “A economia gerada é de aproximadamente 100 mil litros de água ao ano. A água de reuso pela captação da chuva é utilizada para a lavagem de equipamentos e para limpeza de vestiários”, explica o gerente operacional da unidade, João Vitor Mosciatti.

O complexo do CGR Iguaçu,  para o qual  é levado  o lixo da grande Curitiba e de outros 22 municípios da região, geridos por meio de um Consórcio Intermunicipal responsável pela organização da gestão do sistema de tratamento e destinação dos resíduos sólidos, também abrange uma Estação de Tratamento de Lixiviados (ETL) da Estre Ambiental.  A unidade de tratamento, que possui área total de total de 11.100 m², reúne as tecnologias de tratamento físico-químico e biológico. Entre os diferenciais da ETL  está o processo de ultrafiltração por membrana, associado à filtração por carvão ativado, que garante maior descontaminação, transformando o chorume, decorrente da decomposição dos resíduos, em um líquido inócuo.

Dimensionar para melhor custo x benefício

Segundo Mosciatti, a etapa mais importante de um projeto de aproveitamento de águas pluviais é o  correto dimensionamento dele.  “Para acertar na escolha do  melhor sistema para seu projeto é preciso levar em conta dois fatores: A área de telhado disponível e o histórico de chuvas em sua região nos últimos 30 anos”, diz.  Com estes dados é possível  dimensionar uma cisterna para aproveitamento de água da chuva que armazenará o volume ideal de água, garantindo o melhor custo x benefício.  “Água é recurso natural necessário para manter o equilíbrio dos ecossistemas. Despertar continuamente a consciência da  população é uma forma de garantir a preservação deste patrimônio”, aconselha o gerente operacional e engenheiro ambiental, João Mosciatti.

 

- Anuncie Aqui -