Unidades de saúde de Curitiba são campeãs de elogios da Central 156

U Saúde Augusta na CIC pacientes elogian atendimento atravez do 156. Na imagem, Sra. Tereza do Rocio Rodrigues e Karene Santana Gonzales Gomes - nutricionista NASF 5. Foto:Cesar Brustolin/SMCS

As unidades de saúde são as campeãs em elogios da Central 156 entre os serviços oferecidos pela Prefeitura de Curitiba. É o que mostra o relatório do 156 de 2018. Junto, no topo do ranking, em segundo lugar, está a categoria: motorista, cobradores e porteiros. E, em terceiro lugar outro serviço de saúde: as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).

Além de as unidades de saúde estarem topo do ranking, a quantidade de elogios recebidos vem crescendo ano a ano. Foram 2.369 menções em 2016, 2.715 em 2017 e 2.841 em 2018, ou seja, um aumento de 20% em relação a 2016. As unidades de saúde campeãs em elogios em 2018 foram, em ordem: Ouvidor Pardinho (86), Iracema (79), Orleans (77), Trindade II (70) e Sambaqui (69).

“É com alegria que recebemos a notícia. Isso é fruto das melhorias em gestão realizadas e do esforço diário dos mais de 6,6 mil profissionais da atenção básica, que trabalham nas unidades de saúde, na porta de entrada do nosso sistema, atendendo toda a população”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

“O pessoal trabalha muito. Os profissionais não medem esforço em benefício da população. Fiz o elogio no 156 porque eles são merecedores, pelo trabalho e pela competência”, afirma o usuário e conselheiro local da unidade de saúde da Ouvidor Pardinho, João Flaviano Faedo, 78 anos, que registrou três elogios no 156 em dezembro de 2018.

Solane de Lima Ferreira Zimmer, 39 anos, é defensora do SUS e registrou quatro elogios à mesma unidade em dezembro de 2018. “Antes eu tinha plano de saúde, mas em 2017 eu estava grávida e sem plano. Eu tive um bebê prematuro extremo e fui muito bem atendida na unidade Mãe Curitibana e no Hospital Evangélico. Meu bebê ficou cinco meses em UTI neonatal”, diz.

De acordo com ela, o bebê Augusto precisou ser ostomizado e passou a receber suporte pela Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, que é referência na área. Lá, Solane se sentiu “abraçada” pelas enfermeiras Rosana Furmam, Sara Verges e Ana Kuhn. “Na unidade, eu não encontrei enfermeiras, eu encontrei amigas. Elas são de uma seriedade e um comprometimento. Fazem toda a diferença na minha vida. Se o meu filho está bem hoje, agradeço a elas. E a unidade tem tudo o que se precisa”, diz.

Moradora do Cajuru, Solane explica que sua unidade de referência é a Uberaba de Cima, onde sempre recebe um bom atendimento – o posto registrou 27 elogios em 2018. “Eu precisei de oftalmologista e em quinze dias a unidade já tinha agendado. Nem com plano de saúde é tão rápido”, afirma.

“Eu vejo as pessoas reclamando nas redes sociais, mas não se pode falar sem conhecer”, opina. “A saúde pública de Curitiba é muito boa: tem estrutura, recursos e pessoas que fazem a diferença”, diz. “No dia que precisei de leite, bati na porta da unidade de saúde às 17 horas e no outro dia, de manhã, as latas de leite estavam lá para mim”, conta.

O comerciante Fabrício de Moraes Xavier, 44 anos, registrou o seu elogio à área de odontologia da unidade Iracema em setembro de 2018. “Sempre nos atenderam bem. Uma vez por ano vou ao dentista lá e amanhã (28/3) vou levar a minha filha”, contou.

Aprovação do serviço se mantém

A satisfação com o serviço oferecido pelas unidades de saúde se mantém e se espalha por toda a rede. Na última semana, a reportagem esteve na unidade de saúde Augusta, que recebeu 21 elogios pelo 156 no ano passado.

A enfermeira aposentada, Teresa do Rocio Rodrigues, é usuária da unidade de saúde há muitos anos. Ela conta que faz acompanhamento psicológico, fisioterapia, atividade física, tratamento odontológico e tem consultas médicas.

“Eu sempre vejo as notícias de saúde no jornal e eu vejo o quanto nós somos bem atendidos nessa unidade”, avalia. “Não só eu. É muito cuidado, acolhimento e carinho com todo mundo que procura a unidade. Se você passar o dia aqui você não encontra um paciente saindo com atendimentos a desejar”, conta. “Essa equipe é maravilhosa, sempre que posso ligo lá na Prefeitura para elogiar. Eu sempre consigo fazer tudo aqui, consultas, exames, dentista, fisioterapia”, diz.

A pensionista Mercedes de Souza, 68 anos. Acessou a unidade Augusta, pela primeira vez, há 3 anos, para levar a irmã, que na época estava com vários problemas de saúde. Desde então, a irmã é acompanhada pela unidade; e a Mercedes, mesmo tendo plano saúde privado, também utiliza os serviços.

“Se eu tivesse que dar uma nota para essa equipe toda eu daria nota mil. Eu trouxe uma irmã ‘morta’ e ela foi praticamente ‘ressuscitada’ por esses profissionais. O tratamento deles é sensacional”, conta. “Como eu não vou abraçar esse posto? Somos sempre muito bem acolhidas e tratadas aqui, por todos os funcionários. Eu só tenho a agradecer e elogiar o trabalho realizado nessa unidade”, diz.

- Anuncie Aqui -