Curitiba expande atendimento especializado aos estudantes com deficiência

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

A atenção ao ensino especial ganhou reforço na Regional Tatuquara com a inauguração, nesta sexta-feira (5/4), do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) Branca Casagrande Sabbag. Localizado na Rua da Cidadania, é a 9ª unidade da cidade voltada ao apoio especializado às crianças e aos estudantes com deficiência, autismo, altas habilidades e transtornos funcionais específicos da aprendizagem.

A entrega do equipamento para a comunidade, que há décadas reivindicava um CMAEE na região, foi feita pelo prefeito Rafael Greca, acompanhado da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. A inauguração faz parte da programação de aniversário de 326 anos de Curitiba, celebrados no último dia 29 de março.

Com capacidade para atender 130 crianças e estudantes, o CMAEE vai servir como apoio ao processo de inclusão desenvolvido nas 15 escolas e 22 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Regional Tatuquara. Até agora, esse público era atendido no Pinheirinho e no Bairro Novo.

“A nossa visão é de que quanto mais a cidade gerar igualdade de oportunidades melhor cidade será”, disse o prefeito. “Dona Branca foi uma militante da causa da inclusão e colaborou com o seu trabalho para revogar o preconceito e melhorar a vida de pessoas com deficiência”, destacou o prefeito

No CMAEE Branca Sabbag, os curitibinhas receberão os cuidados de pedagogos e professores especializados nas áreas visual e auditiva em serviços de estimulação essencial, pedagogia, atendimento nas áreas auditiva e visual e passarão por avaliações. Os atendimentos terão início na segunda-feira (8/5).

A secretária da Educação destacou que a entrega do CMAEE simboliza como a rede municipal da educação parabeniza a cidade. “Fazer o bem reverbera o infinito. As crianças daqui precisavam de um centro na região para receber as intervenções pedagógicas especializadas próximo de suas unidades escolares”, disse Maria Sílvia.

Ela lembrou que este é o terceiro CMAEE inaugurado por Greca na cidade, uma vez que as unidades das regionais Boa Vista e Cajuru foram abertas durante a primeira gestão do prefeito.

A diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE), Gislaine Coimbra Budel, ressaltou a importância de um centro na região, que concentra 10% dos estudantes da rede municipal. São quase 13 mil crianças e estudantes atendidos nas unidades escolares dos bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara.

Branca Sabbag

A professora Branca Casagrande Sabbag foi especialista em puericultura e em Educação e Prevenção Sanitária. Casada com Omar Sabbag, prefeito de Curitiba de 1967 a 1971, foi uma das fundadoras da primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Paraná. Foi uma das criadoras da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional e trabalhou na implantação do Centro de Pesquisas para realização do Teste do Pezinho, exame hoje obrigatório nos recém-nascidos.

“É o coroamento de uma vida dedicada às pessoas com deficiência. Minha mãe foi uma mulher empreendedora, entusiasta e defensora dos direitos à saúde e educação”, disse Liliane Sabbag, filha da homenageada

Participaram da inauguração o vereador Professor Wolnei e os familiares de Branca Sabbag: os filhos Omar Sabbag Filho e esposa, Denise Sabbag, Marcelo Sabbag e a esposa, Márcia Sabbag, além da irmã Chloris Casagrande Justen e da cunhada Mariza Sabbag Andreguetto. Também compareceram a diretora da unidade, Claudia Cassenoti, e o administrador regional do Tatuquara.

Saiba mais sobre os CMAEEs: http://http://www.educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/cmaee/3792

 

- Anuncie Aqui -