Nova ligação expressa começa a operar e vai unir o Norte ao Sul da Linha Verde

Foto: Daniel Castellano/SMCS

Curitiba ganhará na segunda-feira (15/4) uma nova ligação expressa do transporte coletivo. A linha Fagundes Varela/Fanny será ativada pelo prefeito Rafael Greca, às 10h. A linha terá 17,6 quilômetros nos dois sentidos e será atendida com novos ônibus articulados de segunda-feira a sábado.

“Trata-se da primeira ligação entre a Linha Verde Norte com o trecho Sul. Um embrião de uma futura ligação pelo eixo de transporte metropolitano Fazenda Rio Grande a Colombo e São José dos Pinhais ao Alto Boqueirão”, afirmou Greca.

A Linha Fagundes Varela/Fanny vai circular em dias úteis, a partir das 6h e encerrar à meia-noite. A última viagem sai da estação Fanny, às 23h40. Aos sábados o funcionamento será das 6h às 14h.

A previsão da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) é atender cerca de 4 mil passageiros diariamente. Além das duas estações de chegada e partida, a linha terá parada também na estação Marechal Floriano.

Ao longo dos mais de 17 quilômetros, a linha tem possibilidade de integração com Expresso Pinheirinho/Carlos Gomes, Circular Sul e Ligeirinho Fazenda Rio Grande.

Já na estação Fanny, a opção é integrar com as linhas Pinheirinho/Carlos Gomes, Portão/Santa Bernadethe, Fanny, Alferes Poli e Maracanã/Linha Verde.

Na estação-tubo Fagundes Varela, perto do Hospital Vita, haverá integração física com os ônibus urbanos Hugo Lange e Colina Verde, duas linhas convencionais que fazem o sentido Bairro Alto/Centro.

Novos ônibus

Além dos novos articulados usados no trecho da linha Fagundes Varela/Fanny, a Urbs substituiu nove ônibus convencionais por novos modelos, com portas nos dois lados, uma para acionar o embarque em nível na estação-tubo Fagundes Varela, permitindo a integração dos passageiros nesse ponto.

Hugo Lange e Colina Verde

Para possibilitar as integrações na estação-tubo Fagundes Varela, a Urbs alterará, também a partir de segunda-feira (15/4), os trajetos das linhas Colina Verde e Hugo Lange perto da estação.

Linha Verde

O antigo trecho urbano da Rodovia Régis Bittencourt está sendo transformado e é o sexto eixo de transporte da cidade e de integração de Curitiba à região metropolitana. São 22 quilômetros de extensão, ligando a cidade do Sul ao Norte, desde o Pinheirinho ao Atuba, beneficiando 22 bairros onde vivem 287 mil pessoas.

- Anuncie Aqui -