Famílias deixam área de risco e vão morar em novas casas no Santa Cândida, em Curitiba

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

A ensolarada manhã desta sexta-feira (12/4) foi inesquecível para 39 famílias que habitavam uma área de risco no bolsão Atuba. O prefeito Rafael Greca entregou as chaves das novas casas para os moradores. A cerimônia marcou a conclusão do empreendimento Moradias Faxinal, no Santa Cândida.

“Nada mais importante que um teto sobre a cabeça e o bolso livre do aluguel. Hoje é um dia muito especial, pois é sempre uma satisfação entregar moradias. Eu peço que vocês cuidem das casas. Está cada vez mais difícil conseguir recursos para a habitação popular, portanto a comunidade deve valorizar esta conquista”, disse o prefeito Rafael Greca aos moradores.

O Moradias Faxinal conta com um total de 414 casas e as obras estavam inacabadas quando a atual gestão assumiu a Prefeitura. “Encontramos esta obra abandonada. Nos primeiros meses de gestão tivemos que conter uma invasão nas construções inacabadas. Por determinação do prefeito foram empregados recursos próprios do município e hoje felizmente todas as casas estão entregues à população”, explicou o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto.

Foram investidos R$ 5,2 milhões para a construção das 125 casas que restavam para concluir o empreendimento – 86 unidades haviam sido liberadas em 2018.

Além do prefeito e do presidente da Cohab, também participaram do evento de entrega das moradias o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, a administradora regional do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr, e o vereador Edson do Parolin.

 

Emoção

A dona de casa Liziane Cristina Ribeiro não tirou o sorriso do rosto durante todo o evento. Ela vivia de favor na casa de parentes, em uma condição precária e agora vai poder levar uma vida mais tranquila ao lado da filha. “Estou muito emocionada, eu nem consigo acreditar. Uma casa tão boa em um lugar com rua asfaltada, creche perto. É alegria demais, nunca vou esquecer este dia”, disse.

Quem também recebeu as chaves das mãos do prefeito foi o pedreiro Antônio Gonçalves. “Os dias de enchente já ficaram no passado. Agora eu tenho uma casa maravilhosa em um terreno de esquina e tenho certeza que minha família vai viver dias melhores aqui. Felicidade que não acaba mais”, afirmou.

Cohab Solar

Foi no Moradias Faxinal que a Prefeitura lançou em 2018 o projeto Cohab Solar. Dentre as casas do conjunto, 26 foram equipadas com placas fotovoltaicas que captam a radiação solar e transformam em energia elétrica para uso doméstico.

O objetivo da iniciativa pioneira na cidade é reduzir as contas de luz dos moradores e também colaborar com o meio ambiente ao utilizar uma energia limpa e gratuita. A dona de casa Joice Jarenko tem uma placa em sua casa e diz que a conta de luz tem vindo zerada.

“Antes de ter as placas eu pagava R$ 98 de luz e agora a conta vem sem custo nenhum. Foi uma ótima iniciativa”, ressaltou.

A Cohab estuda implantar futuramente as placas fotovoltaicas nas demais unidades do conjunto.

- Anuncie Aqui -