Parceria entre Liceu de Ofícios e empresários aumenta chance de emprego em Curitiba

Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Novas políticas de capacitação adotadas pela Fundação de Ação Social (FAS) estão aproximando pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social de um emprego formal. A estratégia aplicada vem sendo disponibilizar cursos alinhados com as necessidades do mercado de trabalho.

“As parcerias são muito importantes, com elas nós conseguimos direcionar a capacitação e formar pessoas para uma demanda específica, com isso aumentamos o nível de empregabilidade”, diz Adriano Laurindo, coordenador de qualificação profissional da FAS Trabalho.

Nesta esteira surgiu o curso Camareiros e Camareiras de Hotel, fruto da parceria entre a Fundação de Ação Social (FAS) com a Mandaji Consultoria Hoteleira.  As aulas acontecem no Liceu de Ofícios Curitiba, na Matriz.

São 28 alunos que se dividem em duas turmas no período da manhã e tarde. Destes alunos, 15 foram encaminhados pela FAS, sendo que cinco foram conduzidos pelo Centro Pop, Centros de Referência Especializados em População em Situação de Rua. A turma conta ainda com quatro haitianos.

Todos passaram por um processo seletivo que reuniu mais de 100 pessoas em uma palestra de sensibilização “O hotel e suas funções”. Durante o encontro, os candidatos foram avaliados de diversas formas e ainda produziram um bilhete de boas-vindas ao hóspede.

Exemplos de superação

Desempregado há cinco anos e vivendo apenas de trabalhos esporádicos e informais, Ubirajara de Moura Vidal, 40 anos, quer dar uma guinada na vida. Para isso está depositando toda a sua confiança no curso de camareiro.

“Agora eu consigo ver a possibilidade de mudança, eu me sinto muito preparado para retornar ao mercado de trabalho, com carteira assinada e um futuro melhor”, diz. Ele conta que este é o primeiro curso de capacitação que faz e a ideia é não parar o aprendizado, se especializar cada vez mais.

Para Rosilene das Graças Dias Nunes, 53 anos, o curso de camareira é o início da realização de um sonho. Ela conta que veio há 9 meses de Belém do Pará ajudar a filha, vítima de um acidente, e que agora com a oportunidade desse curso planeja ficar em Curitiba.

“Eu vi uma oportunidade de aprendizado e de realizar o meu sonho de trabalhar em um hotel”, conta. Rosilene sempre trabalhou como cozinheira e a possibilidade de trabalhar em um hotel, com o passar dos anos, foi ficando cada vez mais distante. Agora está empolgada com a nova profissão que está prestes a abraçar e já planeja os próximos passos na carreira. “Quero começar a trabalhar em um hotel e depois me especializar em cursos de inglês e espanhol voltado para hotelaria e ir melhorando”, revela.

Oportunidades

Os alunos que concluírem o curso poderão ter seus currículos distribuídos na rede hoteleira que apoia o programa. Além do conteúdo teórico e prático em sala de aula, os alunos fazem visitas monitoradas nas redes de hotéis Bourbon, Accor e Deville.

Eduardo Troian, gerente-geral do Hotel Deville Business Curitiba, uma das redes onde os alunos fizeram uma imersão e puderam conhecer o ambiente de trabalho de camareiro, comemora a parceria. “Estar próximo dessa iniciativa é muito bom, além da sustentabilidade social, desta forma o nosso banco de talentos se mantém abastecido, é muito difícil encontrar mão-de-obra qualificada, para nós é um ganho imensurável”, diz.

Ele afirma ainda que vários currículos serão selecionados, numa relação onde todos são beneficiados.

Continuidade

O próximo curso, nesta área, está previsto para junho e vai capacitar recepcionista com ênfase em inglês para hotelaria.

- Anuncie Aqui -