Na primeira coletiva desde 2015, Messi quer que Valverde continue no Barcelona

Por Estadão Conteúdo
Pela primeira vez desde maio de 2015 na sala de entrevistas do Barcelona para uma coletiva com a imprensa, o argentino Lionel Messi disse nesta sexta-feira, na véspera da final da Copa do Rei contra o Valencia, que fechará a temporada 2018/2019 da equipe catalã, que espera que o técnico Ernesto Valverde siga no comando depois das férias do verão europeu. O craque negou culpa total dele na eliminação nas semifinais da Liga dos Campeões para o Liverpool com a derrota por 4 a 0 na Inglaterra

“Foi um golpe muito duro, para mim e para os jogadores. Foi difícil levantar e foi fácil perceber isso nos jogos seguintes. Acho que o treinador quase não teve culpa nenhuma nesse jogo, nós é que fomos os culpados. Estávamos precavidos que poderia acontecer o mesmo que com a Roma, no ano passado, e aconteceu. Queríamos muito estar na final e o que aconteceu é inaceitável”, disse Messi, em uma concorrida e inesperada coletiva ao lado do zagueiro Gerard Piqué.

“Sempre quis que (Valverde) continuasse. Podem gostar ou não da forma como jogamos, mas no ano passado ganhamos dois títulos e este ano podemos fazer o mesmo”, afirmou o argentino, aprovando a continuidade do trabalho do treinador mesmo com as críticas públicas das últimas semanas.

Depois de vencer por 3 a 0 em Barcelona, no jogo de ida, o time espanhol sofreu um apagão em Liverpool e foi eliminado com uma goleada por 4 a 0, com direito a um gol do time inglês em uma bobeada geral da defesa catalã em um lance de bola parada em um escanteio. No ano passado, pelas quartas de final contra a Roma, a queda na Liga dos Campeões foi parecida: vitória por 4 a 1, em casa, e derrota por 3 a 0, na Itália.

“Nós (Barcelona) somos os culpados. Foi lamentável a partida que fizemos e a imagem que passamos. Se pode passar por isso em um ano, mas não duas vezes seguidas. O treinador terá sua parte de culpa, mas os maiores responsáveis somos nós (jogadores)”, comentou o argentino, em suas primeiras declarações depois da eliminação dolorida.

Convocado para defender a seleção de seu país na Copa América, no Brasil, Messi fará neste sábado a sua última partida pelo Barcelona na temporada. Assim como no ano passado, o time poderá fazer o “doblete”, como se fala na Espanha, com o título da Copa do Rei se somando ao do Campeonato Espanhol.

“Estamos conscientes de que é uma final e perder o jogo ainda nos deixaria pior do que já estamos, depois da Liga dos Campeões Temos de acabar a temporada festejando mais um título e, assim, esquecer o que se passou”, disse o craque. “No ano passado fizemos o ‘doblete’ e ele ficou manchado com a eliminação (na Liga dos Campeões). Neste ano podemos fazer outro, com uma mancha maior ainda. Em dois anos perdemos duas partidas que marcaram muito. Apesar disso, o resto foi bom”, completou.

Barcelona e Valencia se enfrentarão neste sábado, às 16 horas (de Brasília), no estádio Benito Villamarín, casa do Betis, em Sevilha. O time catalão, atual tetracampeão, é o maior vencedor com 30 títulos em 42 finais disputadas. O rival, em sua 17.ª edição, busca a oitava taça – a última foi em 2008.

- Anuncie Aqui -