Programas de segurança alimentar de Curitiba ganham atenção nacional

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Os programas de alimentação saudável e segurança alimentar promovidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, foram destacados pelo diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Newton Araújo Silva Junior, que esteve em Curitiba nesta segunda-feira (3/6).

“Fiquei feliz com o trabalho que a Prefeitura de Curitiba tem feito”, disse Silva Junior. “Nossa ideia nacional é dar atenção especial tanto para a agricultura de grande porte quanto a de pequeno e médio portes também. Trabalhar a proteção do agricultor e a segurança alimentar de todos os consumidores”, explicou.

O prefeito Rafael Greca e o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi, receberam o diretor-presidente da Conab na Prefeitura.

Os programas de Curitiba que chamaram a atenção da Conab foram o Mercado Comum Metropolitano e as hortas comunitárias. “A agricultura é muito ligada com a sustentabilidade de uma cidade. Além desses programas de sucesso, também estamos fazendo uma Fazenda Urbana no Cajuru”, explicou Greca.

A fazenda ficará ao lado do Mercado Regional do Cajuru e terá o que há de mais moderno em modelos de plantio, como uso de energias renováveis (eólica e solar) e o reaproveitamento de água de chuva para irrigação e bioenergia.

Greca também explicou que o Mercado Comum Metropolitano foi criado para valorizar a produção agroalimentar dos municípios da Região Metropolitana junto ao consumidor curitibano. Isso gera renda ao pequeno agricultor.

Curitiba também conta com 27 hortas comunitárias mantidas com apoio da Prefeitura. “O terreno plantado não será invadido. A horta comunitária pode crescer embaixo das linhas de transmissão de energia”, explicou Greca.

O diretor-presidente da Conab afirmou que esses bons exemplos de Curitiba podem ser replicados nacionalmente e virar referência para outras cidades. “Estamos abertos para cooperar com o governo federal e fazer novas parcerias”, definiu Greca.

Participaram da reunião o superintendente de Agricultura e Abastecimento, Edson Rivelino Pereira, o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, o superintendente da Conab no Paraná, Erli Ribeiro, o diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort), Luciano Vilela, a engenheira agrônoma Elisangeles Baptista de Souza, da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), e o vereador Mauro Bobato.

- Anuncie Aqui -