Mudanças

Somos muito conservadores, não gostamos muito das mudanças. Mesmo as que nos levam para situações melhores. Nos acostumamos a tudo. Somos seres com muitas raízes.
É evidente que estamos começando um ciclo de grandes transformações. Depois de séculos de gestação, finalmente o Brasil está se abrindo para o mundo.
Somos um país muito diferente. Tudo aqui é mistura: de povos, de costumes, de mentalidades. Tudo convive ao mesmo tempo: o novo e o velho, a beleza e a tristeza, a esperança e o desespero, …
Não é possível conhecer o Brasil com outras medidas, é preciso aprender com o brasileiro, o seu jeito de pensar, de agir, de se comunicar. Tudo é indefinição de uma nova maneira de ser, de agir, de refletir, de pensar, de sonhar …
As propostas de vida são muito diferentes. O que sabemos é que estamos nos abrindo para o mundo. Por tanto tempo estivemos vivendo no nosso mundo fechado. A comunicação com o mundo exterior era pouca. Tudo era vivido no mundo interior. O nosso pequeno mundinho. Cheio de diminutivos, de afetos, de violências e contrastes.
O mundo está muito curioso. Nos descobriu agora. Somos o novo num novo cenário, a disputa do poder mundial entre a China e os Estados Unidos. O mundo está assistindo essa briga de cachorro grande. Somos um intrometido. Conseguimos conversar com ambos. Não queremos dominar ninguém. Só sobreviver. O que comunicamos é novo, num mundo que tudo é velho. Longas e sangrentas lutas de domínio. Velhas fórmulas que se repetem à exaustão. Novidade é pouca.
A nossa capacidade de comunicação imensa. A mensagem de convivência, de harmonia, de paz, de sossego. Os transtornos vários. A imaginação liberta, conforta, transcende. Todo o mundo tem representantes na nosso cultura. Se comunica pelo velho e pelo novo. Nossa língua uma melodia.
O que fazemos assusta. Somos a fonte de alimento de todos. Produzimos comida com uma capacidade que assusta. Quebramos recordes. A nossa realidade é de outra dimensão.
A Guerra de Trump aproximou a China do Brasil. Somos a alternativa que faltava. O nosso melhor produto, o povo. O mundo está descobrindo os brasileiros. O seu afeto, a sua emotividade, a sua economia.
O mundo está redescobrindo o Brasil. Os estereótipos variados, a realidade é mais desconcertante. Fascinante conhecer o Brasil. O primeiro a redescobrir o Brasil vai ser os europeus. Estava tão longe, tão perto.
Os primeiros a redescobrirem o Brasil vão ser os portugueses. A história nos une. Somos tão diferentes. Mesma língua, culturas tão diversas. Somos uma mistura de todos os povos, a língua ficou diferente, se transformou. É uma música nos ouvidos. Falar brasileiro será uma transformação. Os jovens portugueses já falam as duas línguas. São bilíngues em português.
Os próximos descobridores serão os espanhóis. Não dá para se comunicar com a América Espanhola sem falar português brasileiro. Ela gravita em torno do português brasileiro. É fato. Brasileiro é a língua da América Ibérica.
Franceses e alemães virão depois. Encontrarão raízes, mas os frutos são outros, as flores, os perfumes. Tudo tão agradável diferente. Depois a Europa inteira vai redescobrir o Brasil. Até os russos vão encontrar raízes adormecidas, colônias desconhecidas. Sentimentos fraternos, dos primos distantes esquecidos.
Depois da Europa vai chegar a vez dos Estados Unidos e da China. A surpresa será total. O desconhecimento do Brasil enorme. Fascinação da redescoberta. Novos horizontes. Novas saudades.
Do novo encontro aproximações. Chineses e norte-americanos verão que é possível conviver harmoniosamente. Isso vai deixar todo o mundo muito intrigado.

- Anuncie Aqui -