Casa da Leitura Laura Santos em Curitiba faz homenagem ao rock nacional

Foto: Divulgação

A Casa da Leitura Laura Santos, no Tatuquara, promove nesta semana rodas de leitura em homenagem ao Dia Mundial do Rock (13 de julho). De terça (16/7) a quinta-feira (18/7), os participantes vão ouvir as músicas e debater sobre composições de Cazuza (na terça-feira), Rita Lee (quarta) e Pitty (quinta).

As discussões serão feitas sobre o contexto de suas obras, criando um panorama histórico desses artistas representantes de diferentes épocas e fases do rock nacional.

Para a mediadora da Casa da Leitura Laura Santos, Alana Albinati, a ideia é valorizar o rock produzido no Brasil. “Quando falamos de grandes nomes do gênero, sempre vem à cabeça nomes de fora. E isso sempre me incomodou, como amante da arte nacional e da música brasileira, porque temos grandes bandas de rock em nosso país.”

As composições foram escolhidas considerando a fase mais importante do artista. De acordo com Alana, a roda de leitura pretende fazer um recorte histórico do rock nacional, aproximando o público mais jovem da obra musical de Rita Lee e Cazuza, que fizeram sucesso a partir das décadas de 1970 e 80.

Mulheres do rock

Ao trazer para as discussões duas compositoras e intérpretes – Rita Lee e Pitty – o evento também posiciona as mulheres como força-motriz do rock nacional.

“As mulheres quase não são lembradas dentro do cenário do rock nacional, mas se não tivéssemos uma artista como Rita Lee, com sua carreira nos Mutantes e depois em seus discos solos, não existiria um Cazuza e, muito menos, uma Pitty, que em entrevistas já comentou ser influenciada pelas composições da Rita”, comenta Alana.

A música brasileira e a literatura sempre andaram juntas. E no rock nacional não é diferente. Parcerias como a de Raul Seixas e Paulo Coelho resultaram em clássicos da música brasileira. Cazuza declarou amor pelas obras literárias de Clarice Lispector e pelos escritores da Geração Beat – símbolos da contracultura americana.

Rock para combater a fome

A data 13 de julho, reconhecida como Dia Mundial do Rock, marca a realização de um dos maiores festivais de música do mundo: o Live Aid. O festival idealizado por Bob Geldof e Midge Ure, uniu artistas britânicos e americanos para lutar contra a fome na Etiópia.

O evento teve apresentações que estão cravadas na memória da música mundial, como as imagens de Freddie Mercury comandando uma multidão com canções do Queen.

Serviço: homenagem ao Dia Mundial do Rock
Datas: de terça (16/7) a quinta-feira (18/7)
Horário: 14h30
Local: Casa da Leitura Laura Santos (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/nº – Tatuquara)
Classificação: 14 anos
Entrada Franca

- Anuncie Aqui -