FAS volta a reforçar resgate de pessoas em situação de rua

Foto: Ricardo Marajó/FAS (Arquivo)

A Fundação de Ação Social (FAS) vai reforçar os serviços de abordagem social e de acolhimento de pessoas em situação de rua nas noites de segunda (15/7) a quarta-feira (17/7), por causa do frio que voltou a Curitiba nesta semana. A medida poderá ser estendida caso a previsão meteorológica indique que as temperaturas continuarão baixas na cidade.

A medida faz parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe e tem o objetivo de proteger a população de rua do frio. Como acontece todos os anos, o reforço é feito todas as noites em que a temperatura for igual ou menor a 9 graus.

O trabalho será realizado das 18h às 22h, quando 12 equipes de educadores socais, mais funcionários de apoio, percorrerão as ruas da cidade em busca de pessoas que estejam desprotegidas, para oferecer acolhimento nas unidades do município.

Nos demais horários, o trabalho segue o cronograma de rotina orientado pela Central de Encaminhamento Social, que atende as demandas de toda a cidade 24 horas por dia.

Acolhimento

De segunda até quarta-feira, volta a ser ampliado também o horário para quem procurar acolhimento espontaneamente. Todas as casas de passagem irão receber as pessoas até as 23h.

Nos dias de atendimento normal, as pessoas em situação de rua podem procurar abrigo até as 21 horas. Depois deste horário a entrada só pode ser feita com encaminhamento das equipes de abordagem.

Comida e cama quente

Na Regional Matriz, que concentra mais de 60% da população de rua de Curitiba, as equipes farão busca no eixo histórico, desde as Ruínas São Francisco até a Praça Santos Andrade, e nas praças do Japão, Rui Barbosa, Espanha, Osório, Carlos Gomes, Tiradentes, Santos Dumont, Generoso Marques, 29 de Março, 19 de Dezembro. Os outros pontos mapeados são Rodoferroviária, Viaduto do Capanema, Mercado Municipal e Passeio Público.

Quem aceitar o convite dos educadores sociais para pernoitar nas unidades da FAS terá acesso a cama para dormir, banho quente, agasalhos e alimentação, na chegada e na saída, no início da manhã.  A Prefeitura oferta até 1.200 vagas de acolhimento.

Pessoas em situação de rua que têm animais de estimação também são abrigadas nas casas de passagem Jardim Botânico e Bairro Novo, que têm canis e alimentação para cães.

- Anuncie Aqui -