FAS acolhe 467 pessoas durante ação intensificada de inverno em Curitiba

Foto: Daniel Caron/FAS

Subiu para 467 o número de pessoas em situação de rua abrigadas pela Prefeitura, na noite desta segunda-feira (15/7), quando a Fundação de Ação Social (FAS) voltou a intensificar o trabalho de resgate e acolhimento. Nos dias em que o frio não é tão intenso, aproximadamente 350 pessoas dormem nos abrigos do município.

O trabalho faz parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe e é desencadeado sempre que a temperatura é igual ou menor a 9 graus.

A medida será adotada novamente nas noites desta terça (16/7) e quarta-feira (17/7), quando os termômetros devem registrar temperaturas baixas.

Na noite de segunda, 397 pessoas procuraram espontaneamente atendimento nas casas de passagem, que nos dias mais frios recebem aqueles que buscam abrigo até as 23h.

Das 18h de segunda até as 6h desta terça-feira (16/7), as equipes da FAS fizeram 124 abordagens sociais nas ruas de toda a cidade, sendo que 76 delas foram solicitadas por meio da Central 156.  Em 39 situações, os educadores sociais estiveram no endereço indicado, mas já não havia ninguém no local.

Dos abordados, 70 aceitaram acolhimento, entre eles mãe e filho venezuelanos que estavam na rua, sem abrigo. Mesmo com frio e a equipe oferecendo atendimento, 45 pessoas se recusaram a ir para os acolhimentos, onde podem dormir em camas, tomar banho quente, receber roupas limpas e se alimentar, à noite e pela manhã.

Duas pessoas decidiram voltar para suas famílias e outras duas embarcaram para seus municípios de origem depois de conversarem com os educadores sociais.

Por estarem com cães de estimação, dois homens foram encaminhados para dois abrigos onde existem canis.

- Anuncie Aqui -