A velocidade das transformações sociais

Estamos vivendo um momento singular. As transformações sociais vão se acelerar nos próximos meses. O que começou como um pequeno córrego, logo vai se transformar num rio caudaloso de montanha, levando tudo que encontra na sua frente.
Foi assim que aconteceu após a Queda do Murro de Berlim, em poucas horas o mundo estava diferente. Em consequência, a União Soviética implodiu e vários países europeus se liberaram da tirania comunista.
Na Revolução Francesa não foi diferente. Em poucas horas o povo enfrentou a guarnição da Bastilha, soltou os poucos prisioneiros que lá estavam, assaltou o paiol de armas e munições, e, para completar, destruiu a fortaleza, desmontando-a completamente, pedra sob pedra. Neste momento a sociedade francesa mudou radicalmente.
É evidente que os brasileiros não estão contentes com a situação atual do país. A descoberta do nível de corrupção que operava no Brasil é desconcertante. Muitas pessoas que usufruíam das benesses do governo anterior ainda continuam no atual governo, ou na direção dos órgão públicos. Essa posição de liderança de algumas pessoas, no antigo governo, incomoda muito a população. Ela sente que ainda continua sendo enganada por esses agentes dos governos anteriores.
O enfrentamento ao Governo Bolsonaro, por parte da imprensa, irrita a grande maioria dos brasileiros, que desejam que as reformas caminhem mais rapidamente. Os primeiros meses do Governo Bolsonaro foram frustrantes. A população deseja mais. Quer que as coisas melhorem mais rapidamente. Notícias e promessas não são mais suficientes, é preciso resultados concretos.
Estamos entrando numa fase de grandes transformações. Tudo pode ser feito. O Brasil ficou muito tempo parado, alimentando um grupo de políticos que só queria viver às custas do estado. Os discursos eram muito bonitos, a realidade se mostrou cruel. O Estado que servia a um pequeno grupo que estava no poder, agora precisa ser reconstruído para atender a todos os brasileiros. Chega de privilégios, é preciso que a democracia se faça presente na organização do Estado Brasileiro.
Só pagar as contas do governo é muito pouco. É preciso avaliar as despesas. Cortar as despesas desnecessárias. A estratégia é simples, se avalia o resultado de cada organização. Se os resultados são bons, a organização deve continuar existindo. Se os resultados não justificam a existência da organização, se inicia um processo de avaliação. Se ela funcionar a contento, os resultados futuros poderiam justificar a continuidade da organização? Então o empenho é para recuperar a sua eficiência. Se os resultados forem poucos ou insuficientes para justificar a sua existência, mesmo depois de reformada, a organização deve simplesmente ser fechada o mais rápido possível. E os recursos empregados, realocados ou vendidos.
É o que está faltando fazer. Avaliar o funcionamento da máquina pública de alto a baixo, em todos os níveis de governo: federal, estadual e municipal. As surpresas vão ser muitas. A maior parte dos funcionários públicos simplesmente não é necessária. Só estavam na máquina pública para serem cabos eleitorais. O político podia até não ser eleito, ou mesmo reeleito, mas os funcionários ficavam. Ninguém queria,ou não tinha coragem para quebrar esse ciclo de desvio dos recursos públicos.
Logo vai ficar evidente: o problema do Brasil é a administração pública. Não há simplesmente preocupação com o desempenho. O objetivo maior é dar sustentação aos políticos no poder.
A descoberta da razão de ser do estado vai chocar os brasileiros. Todos se sentirão enganados. Como foi possível que um pequeno grupo de políticos enganarem, durante tanto tempo, toda a nação?
Como essa mentira foi encoberta durante tanto tempo? Se existia uma imprensa livre? Essa dúvida vai colocar em xeque a própria imprensa. Como foi possível a convivência dessa disfunção durante tanto tempo?
Todas essas questões vão acelerar o processo de transformação. A crise econômica, social e, principalmente, moral mexeu com os brasileiros. É um sentimento doloroso de se sentir traído. Isso faz parte do processo de amadurecimento de um nação.
Dessa sensação de abandono, nasce uma grande força de transformação. A reforma do Estado Brasileiro vai ser profunda e rápida. A força da indignação e de transformação do povo é muito grande.

- Anuncie Aqui -