Estudo estima que pessoas que bebem água engarrafada ingerem 100.000 partículas adicionais anualmente

Sabemos que existem pequenas partículas de plástico, chamadas microplásticos, que se infiltram no meio ambiente quando os plásticos se decompõem. Mas ultimamente eles vêm aparecendo em alguns lugares perigosos e inesperados. Um estudo descobriu recentemente microplásticos em gotas de chuva nas Montanhas Rochosas. Outro os encontrou em frutos do mar. Um estudo recente realizado em pequenas amostras em humanos também encontrou microplásticos no sistema gastrointestinal de todos os que participaram.

Uma análise recente de 26 estudos estimou a quantidade de pequenas partículas de microplásticos que os americanos consomem a cada ano, por ingestão e inalação. O número é de 74.000 a 121.000, centenas por dia, dependendo do sexo e da idade. Os pesquisadores alertaram que, porque apenas 15% das calorias consumidas estavam na análise, os números provavelmente são subestimados.

Microplásticos e Saúde

Quão ruim é a situação? Embora a resposta ainda não esteja clara, pesquisas preliminares sugerem que os microplásticos prejudicam as pessoas por meio de vias tanto físicas e químicas, incluindo uma exacerbação da resposta inflamatória, toxicidade relacionada ao tamanho das partículas e alteração do microbioma intestinal.

Eles podem entrar e provavelmente interferir com os sistemas linfático e circulatório, acumular-se em órgãos secundários e impactar a saúde imunológica e celular.

Outra preocupação com os microplásticos é a adsorção de substâncias químicas perigosas que aderem às partículas. O autor do estudo, Kieran Cox, advertiu o seguinte:

Os microplásticos são hidrofóbicos e isso significa que outras toxinas, como um hidrocarboneto ou DDT ou outros contaminantes, podem aderir a estes plásticos, e se os consumimos não é uma boa notícia.

Ainda não está claro se os microplásticos atuam como vetores de transporte para contaminantes orgânicos persistentes (COPs, por sua sigla em inglês), mas eles demonstraram que aderem a substâncias nocivas, como produtos farmacêuticos.

Como os Microplásticos Entram no Meio Ambiente?

Os microplásticos entram na cadeia alimentar e na atmosfera de várias maneiras. Alguns começam como fragmentos de itens de plástico maiores, que então se degradam em pedaços cada vez menores até se tornarem partículas de 5 mm ou menos de largura. A maioria é tão pequena que é invisível sem aumento. Os animais os comem e são arrastados pelo vento. Os microplásticos entram em nossos sistemas quando comemos animais ou respiramos ar ou simplesmente comemos alimentos nos quais as partículas foram depositadas. Cox disse:

Como colocamos muito plástico em diferentes ambientes, não é de se surpreender que ele encontre seu caminho para o nosso interior.

Uma grande surpresa para os pesquisadores foi que as pessoas que bebem água exclusivamente de garrafas de plástico consomem anualmente 100.000 ou mais partículas de microplásticos, em comparação com as pessoas que tomam água da torneira. Menciona Cox: É um aumento de 22 vezes no consumo de plástico de somente um aspecto do estilo de vida”.

Eliminação de Microplásticos com Tratamento de Efluentes

As plantas de tratamento de efluentes já removem uma quantidade significativa de partículas microplásticas da água, mas o enorme volume de efluentes gerados significa que muitos ainda estão chegando. A Water UK, um grupo comercial de purificação de água no Reino Unido, relatou o seguinte:

A indústria da água não tem experiência ou tecnologias atuais para separar os microplásticos, e o tratamento deles pela indústria da água nunca foi explorado.

Mas a digestão anaeróbica pode eliminar uma parte significativa dos microplásticos do lodo do tratamento de efluentes e os processos de membrana estão mostrando grande interesse na filtração de partículas. Embora o problema seja muito recente para que a indústria da água possa resolvê-lo completamente, é provável que isso mude à medida que o corpo de pesquisa sobre o assunto continue a crescer.

Fonte: www.tratamentodeagua.com.br

- Anuncie Aqui -