Campanha bate recorde de doações de sangue e cadastros para doação de medula

Foto: Daniel Castellano / SMCS

A campanha Doe Sangue pelo Esporte bateu recorde de doações em 2019. A ação promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), teve 1.577 doadores. O recorde anterior era de 2017, com 841 doações.

Entre os dias 1 e 31 de julho deste ano foram feitas 1.182 doações de sangue e outros 395 cadastros para doação de medula óssea dentro da campanha Doe Sangue pelo Esporte.

Nesta terça-feira (6/8), o prefeito Rafael Greca, ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone, entregou as camisas autografadas dos times Athletico, Coritiba e Paraná para três torcedores que doaram sangue e foram sorteados.

“Agradecemos aos atletas e aos clubes pelas camisas oficiais e a todos os torcedores pela doação de sangue, que é muito importante para nossa cidade”, disse o prefeito.

Os torcedores sorteados foram Lucas Vilas Boas, que ganhou a camisa do Athletico, Esthefany de Fátima Lopes, com a camisa do Coritiba, e Guilherme Maurer, camisa do Paraná.

Futebol americano

Além dos três times de futebol profissional de Curitiba, a campanha neste ano teve o apoio das equipes de futebol americano da cidade: Lions, HP, Silverhawks e Brown Sipder, além da Federação Paranaense de Futebol Americano.

Os doadores Everton Camargo, Carlos Alberto Sisuel, Durvalino Pacheco da Costa Neto, Josiane Psini Deolindo, Priscila Escuissato e Pamella Camila Ordza da Silva ganharam camisas das equipes de futebol americano de Curitiba.

Maiores doadores

A campanha Doe Sangue pelo Esporte foi feita com o objetivo de aumentar a doação de sangue e para cadastro de doadores de medula óssea durante o inverno.

Os torcedores do Athletico foram os que mais participaram da campanha, com 748 doações. O Coritiba, com 497 torcedores, e o Paraná, com 273 torcedores, vieram na sequência. Dos doadores, 59 declararam não torcer para nenhum time.

O recorde anterior de doações foi na campanha de 2017, com 841 doadores, sendo 836 de sangue e outros cinco cadastros parar doação de medula óssea.

Participaram do evento o vice-prefeito Eduardo Pimentel, o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, o diretor de Esporte, Carlos Pijak Jr, o gerente do departamento de Incentivo ao Esporte, Eloir de Castro, o gestor público da Smelj, Hideo Garcia, o presidente da Cohab, José Lupion Neto, Marcelo Carmona Brito, do Hemepar, representantes do Athletico, Coritiba e Paraná, e o vereador Edson do Parolin.

- Anuncie Aqui -