Especialista dá dicas de como melhorar a qualidade do sono

Foto: Luiz Costa /SMCS

A fisioterapeuta da Secretaria da Saúde, Lília Inês Kühnl Scandelari, fará uma palestra sobre a importância da qualidade do sono no cotidiano e nas relações de trabalho, na quinta-feira (15/8), no Solar do Barão. A atividade gratuita é aberta aos servidores da Prefeitura de Curitiba e a pessoas da comunidade.

Lília, que é servidora da Prefeitura de Curitiba há mais de 26 anos, vai dar orientações práticas sobre as posturas na hora de dormir para que as pessoas percebam como podem melhorar a qualidade do sono.

Numa conversa interativa, ela utilizará diferentes tipos de travesseiros e fará demonstrações das posições que podem ajudar a melhorar o sono e aquelas que podem causar dores no dia seguinte.

Humor e convivência

“Nem sempre temos conhecimento do que uma noite de sono pode acarretar na nossa rotina, na nossa vida, interferindo fisicamente, no humor, nas nossas relações, na convivência entre as pessoas. Em alguns casos, quando melhoramos a postura para dormir, melhor será a noite de sono”, declara a fisioterapeuta, ao destacar que dores de cabeça e articulares no dia seguinte podem estar relacionadas à forma como dormimos ou levantamos.

“Uma sobrecarga nas estruturas osteomusculares, com o tempo e somada a outros hábitos que o indivíduo tenha, pode causar tensões e dores”, reforça.

Carlos Alberto dos Santos, o Beto, servidor da Prefeitura há 23 anos, participou de uma palestra da Lília direcionada aos servidores da Saúde. “Eu tinha dores horríveis na coluna que irradiavam para o braço. Senti isso por seis meses. Na palestra aprendi que dormir com um travesseiro entre os joelhos poderia melhorar o meu sono. Fiz o teste e deu certo, durmo bem melhor agora”, conta Beto, que trabalha no Núcleo de Assessoramento Administrativo.

A fisioterapeuta explica ainda que, de acordo com informações da Associação Brasileira do Sono, outros comportamentos podem interferir na qualidade do sono, como a alimentação e os estímulos que recebemos antes de dormir, como computadores, televisão, celulares. Ela aponta ainda que fatores como o sobrepeso, a idade, o fato de a pessoa estar na menopausa podem contribuir.

“O nosso corpo fala. É importante estarmos atentos ao que ele diz. A gente tem que entender, parar, pensar, refletir, respirar e relaxar”, diz Lília.

Além de participar do Coergo da Secretaria da Saúde, Lília Scandelari integra o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Curitiba (Cerest), responsável pela análise das notificações de acidentes de trabalho graves e óbitos relacionados ao trabalho na cidade. O Cerest também desenvolve abordagens educativas e de prevenção.

Em seu mestrado em Engenharia Biomédica apresentado em 2016, ela estudou os fatores de risco extralaborais para identificação de dor osteomuscular. O sono foi um desses fatores. De acordo com seu trabalho intitulado Desenvolvimento de um Protocolo de Avaliação de Fatores de Risco Extralaborais para Identificação de Dor Osteomuscular, ela verificou que seis horas ou mais de sono é um fator de proteção e a insônia é um fator de risco relativo em relação ao desenvolvimento de dores osteomusculares.

A iniciativa da palestra do próximo dia 15 é do Comitê de Ergonomia da Fundação Cultural de Curitiba que no mesmo dia oferecerá ginástica laboral aos servidores municipais. A coordenadora do Coergo da FCC, Joseane Baratto, explica que as atividades fazem parte do Dia da Ergonomia no Centro.

Serviço

Palestra: A importância da qualidade do sono no cotidiano e nas relações de trabalho
Dia: quinta-feira, dia 15/8
Horário: das 14h30 às 16h30
Local: sala de cursos do Museu da Gravura Cidade de Curitiba – Solar do Barão – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – São Francisco
Inscrições gratuitas pelo link.

- Anuncie Aqui -