Projeto habitacional de Curitiba recebe prêmio nacional

Na imagem, Moradias Maringá. Foto: Rafael Silva

O projeto de urbanização da Vila Nori, no Pilarzinho, foi vencedor do prêmio Selo de Mérito, promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC). Com mais de mil beneficiários diretos, a intervenção coordenada pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) conquistou o prêmio na categoria Grandes Intervenções Urbanas com Impactos Regionais.

“É o reconhecimento por um trabalho bem executado. Estamos transformando o que era uma área de fundo de vale habitada irregularmente em um espaço de lazer e respeito ao meio ambiente”, destaca o presidente da Cohab José Lupion Neto.

Para isto foi necessário o reassentamento de 156 famílias que viviam de forma precária na encosta de morros e nas margens de um córrego.

“Transferimos os moradores que viviam sob risco de deslizamentos e enchentes para um novo conjunto construído no bairro Cachoeira”, explica Lupion.

Em setembro de 2018 as últimas famílias que viviam na área irregular da Vila Nori foram transferidas para o conjunto Moradias Maringá. A construção do empreendimento havia sido abandonada pela gestão anterior, mas foi retomada e concluída por determinação do prefeito Rafael Greca.

“Este projeto garante uma vida mais digna para 156 famílias que enfrentavam condições insalubres e também beneficia toda a região, com a recuperação ambiental do que havia sido degradado”, afirma Greca.

O investimento para a construção das novas casas e para a urbanização e recuperação ambiental da Vila Nori é de R$ 8,7 milhões, recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartida do município.

Recuperação urbana e ambiental

Em meio ao morro e nas margens do córrego, as famílias viviam de maneira bastante adensada, com barracos praticamente colados uns aos outros. Na área liberada está sendo implantado um espaço de lazer que vai contar com ciclovia, bancos de eucalipto, parquinho infantil com escorregador, gangorra, labirinto, brinquedo de tronco, paisagismo e iluminação.

Além disso, a Vila Nori está recebendo um novo sistema viário. Os becos e vielas estão dando lugar a abertura de ruas pavimentadas, calçadas em paver, drenagem pluvial, lixeiras externas, novas redes de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

A dona de casa Marilete Ribeiro é moradora local há 20 anos. Ela conta que nessas duas décadas muitos prometeram que resolveriam a situação da Vila.

“Estamos muito felizes porque a transformação saiu da promessa e está acontecendo de verdade. A obra está ficando linda, nem parece o mesmo lugar”, ressalta a moradora.

Para a também dona de casa Aparecida de Fátima, a intervenção está muito além do que esperavam. Ela destaca a questão do acesso. “A entrada e saída eram muito difícil, pois as casas eram quase empilhadas uma na outra. Nem correspondência a gente conseguia receber”, relembra.

Prêmio

A entrega do prêmio Selo de Mérito vai acontecer durante o 66º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, nos dias 21, 22 e 23 de agosto em Foz do Iguaçu (Oeste).

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). Em sua 66ª edição, o evento reunirá instituições públicas e a iniciativa privada que atuam no setor de habitação de interesse social.

- Anuncie Aqui -