Guarda prende suspeitos de pichação e pessoas com mandado de prisão em aberto

Foto: Divulgação

Nos últimos dois dias, a Guarda Municipal fez 18 flagrantes de crimes na região central. Entre as ocorrências mais expressivas estão o caso de quatro suspeitos de pichação detidos no Largo da Ordem e o de um homem suspeito de furtar fios de cobre ao lado da estação-tubo Passeio Público.

No sábado (10/8), os guardas do módulo móvel na Praça Tiradentes foram acionados por cidadãos que viram quatro pessoas pichando o granito da coluna de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na Rua Barão do Serro Azul. A informação foi confirmada com imagens de câmeras da Prefeitura.

As três mulheres, de 20, 24 e 31 anos, e o homem, de 25, foram abordados logo depois, em frente a um bar, nas proximidades. De acordo com relato dos guardas que atenderam a ocorrência, eles ainda estavam com as mãos sujas de tinta e, em uma mochila, foram encontradas latas de spray.

Além do encaminhamento à Delegacia do Meio Ambiente, foi aplicada multa de R$ 10 mil a cada um deles, por pichação em patrimônio público, conforme previsto em legislação municipal.

Já na madrugada de domingo (11/8) um homem foi flagrado em atitude suspeita enquanto tentava abrir a caixa de energia ao lado da estação-tubo Passeio Público. Na abordagem, os guardas encontraram com ele três rolos de fios de cobre (o equivalente a 20 quilos) e uma bolsa com alicate e uma chave de fenda. Ele foi detido e encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Foragidos

Outras três pessoas foram presas por estarem com mandado de prisão em aberto, em situações constatadas após abordagens da Guarda Municipal. Em uma delas, os guardas tiveram a ajuda de um motoboy para chegar rapidamente até o suspeito.

A dupla de guardas que fazia patrulhamento nos arredores da Praça Tiradentes avistou um grupo de quatro pessoas na esquina da Rua do Rosário em atitude suspeita. “Um dos rapazes começou a se afastar à medida em que nos aproximávamos. Ele começou a correr e desceu a Rua Dr. Muricy”, contou o guarda Jonatas Joaquim da Silva.

Diversas pessoas ajudaram a indicar o caminho feito pelo suspeito. “Um motoboy passou e perguntou se eu queria subir na garupa para chegar rapidamente até o suspeito”, diz o guarda, que instantes depois conseguiu fazer a abordagem em frente à Biblioteca Pública.

O homem, de 24 anos, tinha mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e associação criminosa. Ele ainda tinha antecedente criminal pelo crime de roubo.

Desde outubro do ano passado, o Grupo de Pronto Emprego Operacional da GM prendeu 124 indivíduos com mandado de prisão em aberto, no Centro.

- Anuncie Aqui -