Ministra lança programa para idosos e entrega veículos a conselhos tutelares

Foto: Pedro Ribas/SMCS

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, lançou, nesta segunda-feira (12/8), em Curitiba, o programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, para inclusão digital de idosos. Na mesma solenidade, entregou 15 veículos para conselhos tutelares de 13 municípios do Estado, dois deles para a capital, que recebeu também computadores para o trabalho de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. A solenidade foi realizada no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura.

Para o desenvolvimento do programa, Curitiba recebeu dez computadores, dez webcams e uma impressora. “Com essa doação, vamos fazer uma unidade de inclusão digital para idosos na Regional Matriz, onde há uma grande clientela que poderá fazer curso de informática e abrir novas portas, inclusive para o mercado de trabalho”, disse o prefeito Rafael Greca ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone.

Greca agradeceu pelos veículos e novos equipamentos, que serão entregues aos conselhos tutelares CIC, Santa Felicidade e Tatuquara.

Pacto pela infância

A ministra ressaltou que todos os equipamentos entregues nesta segunda-feira somam R$ 1,8 milhão, o maior repasse já feito pelo ministério que dirige. Os equipamentos foram comprados com recursos de emendas parlamentares de deputados federais. “Cuidar da criança e do idoso é a maior obra do governo do presidente Jair Bolsonaro”, disse a ministra em seu discurso.

Damares destacou a importância dos conselhos tutelares para a defesa dos direitos das crianças e pediu aplausos para os conselheiros tutelares, aos quais chamou de heróis anônimos, em função do trabalho que desenvolvem.

A ministra falou dos índices alarmantes de violência contra a criança no Brasil e sugeriu a realização de um pacto pela infância. Segundo ela, 30 crianças são assassinadas todos os dias no país e calcula-se que uma em cada três meninas poderá ser abusada sexualmente até os 18 anos de idade.

A ministra chamou atenção ainda para os casos de estupro de bebês, um crime que está se tornando cada vez mais comum no Brasil.

Programa Viver

O programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável vai ensinar os participantes a utilizar computadores. Além disso, o programa tem o objetivo de ajudar os idosos a usar melhor os recursos financeiros e a se proteger de golpes e fraudes.

Em Curitiba, o programa estará integrado ao programa Liceu de Ofícios, que também atende pessoas idosas, inclusive com cursos específicos para esse público, como o de Smartphone e Inclusão Digital. Desde 2018, o programa atendeu 547 idosos.

Conselhos Tutelares

Os dois veículos da marca Citroën serão entregues aos conselhos tutelares CIC e Santa Felicidade e os dez computadores serão destinados aos conselhos CIC e Tatuquara.

A doação é da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, que integra o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e tem entre suas ações o Programa de Fortalecimento dos Conselhos Tutelares, para repasse de equipamentos essenciais ao funcionamento das unidades.

Com os novos equipamentos, os conselhos terão mais eficiência e eficácia na interconexão com a rede de serviços públicos no atendimento a crianças e adolescentes.

Curitiba tem dez conselhos tutelares, instalados em todas as regionais da cidade.

Presenças

Participaram da solenidade os secretários nacionais da Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Costa, dos Direitos da Criança e do Adolescente, Petrúcia de Melo Andrade, e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Terena, e o ouvidor nacional dos Direitos Humanos, Fernando César Pereira Ferreira.

A cerimônia contou também com a presença dos deputados federais Aline Sleutjes, Diego Garcia, Reinhold Stephanes, Luis Felipe Bonatto e Felipe Barros. E dos deputados estaduais Fernando Francischini e subtenente Everton, que representou o deputado Osmar Bertoldi, autor das emendas que beneficiaram a capital.

E, ainda, do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, do presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Thiago Ferro, da secretária da Educação, Maria Silvia Bacila, do secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Antônio Trautwein, dos vereadores Oscalino do Povo e Kátia Dittrich, e dos administradores regionais Dirceu de Mattos (Matriz) e Fernando Werneck Bonfim (Bairro Novo).

- Anuncie Aqui -