Na noite fria, 495 pessoas em situação de rua buscam abrigos da Prefeitura

Foto: Ricardo Marajó/FAS

Com a volta do frio, 495 pessoas usaram os abrigos do município para dormir na noite desta terça-feira (13/8) até a manhã desta quarta (9/7). Nas unidades coordenadas pela Fundação de Ação Social (FAS), além de cama e cobertor, elas encontram lugar para tomar banho quente, trocar roupas limpas e se alimentar, no jantar e no café da manhã. Em noites mais quentes, o número de atendimentos é de 350 pessoas por noite.

Dos atendidos nesta terça, 401 procuraram abrigo de forma espontânea e os 94 restantes foram encaminhados pelas equipes da FAS, que percorrem toda a cidade em busca de pessoas em situação de rua para oferecer atendimento. Esse trabalho é intensificado das 18h às 22h em noites como a desta terça-feira, sempre que a temperatura atinge 9 graus ou menos. A mesma medida será adotada até quinta-feira (15/8).

Balanço

Das 18h às 22h, as equipes da FAS fizeram 194 abordagens sociais em toda a cidade, sendo que 77 delas foram solicitadas por cidadãos por telefone à Central 156 ou pelo aplicativo Curitiba 156. Em 37 casos, os educadores sociais foram até o local, mas não havia ninguém no endereço indicado.

Apesar do frio, 94 pessoas recusaram atendimento, mesmo com os educadores sociais alertando para o risco de dormir desprotegidas. Três pessoas foram encontradas debilitadas, duas delas foram atendidas pelo Samu e uma precisou ser encaminhada a uma unidade de pronto atendimento.

Um homem decidiu retornar para a família depois de conversar com os educadores sociais e uma pessoa foi abrigada em uma unidade onde é possível levar cães de estimação.

- Anuncie Aqui -