Ao completar um ano, novo modelo de gestão da UPA CIC tem avanços comprovados

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

O novo modelo de gerenciamento da UPA CIC completa hoje (16/8) um ano de funcionamento, tendo comprovado neste período avanços tanto na qualidade do atendimento para a população quanto na gestão administrativa-financeira da Unidade de Pronto Atendimento.

Em um ano após a reabertura da unidade, foram realizados mais de 122 mil atendimentos. A UPA CIC é a primeira da cidade a funcionar num modelo por Organização Social (OS).

“O modelo da OS é uma inovação importante para a rede de urgência e emergência de Curitiba, pois traz agilidade, com menos custos e a mesma qualidade”, diz a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

De acordo com a secretária, o novo modelo trouxe celeridade para contração de funcionários, serviços e compra de materiais e de insumos na unidade. Tornou possível adequar mais rapidamente a estrutura do serviço à demanda por atendimento.

O novo sistema teve, ainda, um custo de R$ 5,4 milhões menor se comparado ao investido, em média, em outras UPAs de mesmo porte – as unidades do Boqueirão, Campo Comprido e Fazendinha – e demonstrou, além disso, neste primeiro ano de implantação, bons indicadores de avaliação.

A Central de Monitoramento dos Serviços Públicos do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) mostrou, em pesquisa feita em junho deste ano, que a UPA CIC tem 91% de avaliação como ótimo ou bom. É a unidade mais bem avaliada do município, ao lado da UPA Tatuquara.

Tótens de avaliação instalados na unidade também corroboram o alto nível de satisfação: 81% dos usuários classificaram os serviços da UPA CIC como excelente, ótimo ou bom, considerando todos os questionários respondidos desde a reabertura da unidade até agora.

População quer ser atendida

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adilson Tremura, representante do segmento dos usuários, o acompanhamento mensal em relação ao desempenho da UPA CIC é positivo. “O usuário sempre quer atendimento. Se esse atendimento vai ser por funcionários da Prefeitura ou outro, pouco importa”, explica. “O que queremos é que tenha atendimento, de qualidade, digno. Isso é que é fundamental.”

Segundo ele, ainda, outro ponto a considerar é a necessidade de um aporte menor de recursos para manter a UPA CIC. “Cada centavo do recurso público tem que ser bem investido”, avalia.


O que dizem os usuários da UPA CIC

“Está sendo maravilhoso para a população local. É um atendimento totalmente diferente do que era antes. Antes as coisas pareciam que não funcionavam, até o ambiente não era legal. Agora o ambiente é acolhedor, arejado, organizado. Desde a recepção até a consulta médica, o atendimento é de primeira linha.”
Zilda de Freitas Aguiar, 66 anos, conselheira de Saúde da CIC, representante dos usuários


“Foi a melhor coisa que aconteceu para a comunidade. A UPA antiga não tinha o mesmo padrão que tem hoje. O atendimento hoje é excelente. Mudou muito com o novo sistema que foi adotado. Os atendimentos e procedimentos estão acontecendo com agilidade.”
Oscar Moreira, 45 anos, empresário e liderança comunitária da União das Associações dos Moradores da Cidade Industrial de Curitiba (Unicic)


“Não há reclamações de espera, de mal atendimento. Os funcionários são atenciosos e os médicos são bons.”

“Não falta nada. Eu e os usuários da minha comunidade estamos muito satisfeitos com a UPA CIC. A comunidade já está comemorando um ano de bom atendimento e elogios.”
João Benedito de Carvalho, 65 anos, liderança comunitária da Associação de Moradores da Vila Luana.


“O atendimento na UPA CIC é muito bom. Apesar de ser um serviço público, a qualidade é ótima. Tem ótimos profissionais, os médicos são atenciosos, examinam a gente de verdade, fazem os exames, dão a medicação. O atendimento é muito bom mesmo”.
Sandra Cristina Leal dos Santos, 47 anos, diarista, que procurou a UPA CIC nesta semana por uma infecção na mão, mas que já recorreu à unidade também em outras situações de emergências. 


“É primeira vez que a gente vem aqui ficar na avaliação da UPA CIC. Estamos sendo muito bem atendidos, muito mesmo. Os profissionais são atenciosos.”
Roseli Fátima Santiago, 59 anos, vendedora, que acompanhava o atendimento do marido Wilson Alves, 60 anos, motorista.


“É mais confortável como médica poder trabalhar em um serviço em que temos acesso e infraestrutura que o paciente precisa.

“Poder fazer os encaminhamentos e diagnóstico que o paciente necessita. E eu tenho tido essa condição aqui.”
Danielle Evangelista, 27 anos, médica que atua na UPA CIC desde a sua reabertura. A UPA CIC é o seu primeiro contato profissional com o SUS. 


“Eu sempre tive experiência com serviços particulares e há oito meses estou tendo a oportunidade de atuar aqui na UPA CIC. Está sendo uma experiência maravilhosa trabalhar no SUS. É uma satisfação imensa poder trabalhar em um local onde você pode ajudar a satisfazer a população. É muito bom poder ouvir os relatos dos pacientes de gratidão e elogios ao serviço. Sempre ouvimos dos pacientes, durante o atendimento, que o serviço mudou, que melhorou muito. É bom fazer parte dessa história”
Claudia Augusta Nunes Godoy, 42 anos, enfermeira da UPA CIC.

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