FAS atende 494 pessoas em abrigos e trabalho segue nesta sexta-feira

Foto: Ricardo Marajó/FAS

A Fundação de Ação Social (FAS) acolheu 494 pessoas em situação de rua, nos abrigos do município, na noite desta quinta (15/8) e madrugada de sexta-feira (15/8). Com a previsão de a temperatura chegar a 6 graus durante a madrugada, a FAS prorrogou até esta sexta-feira (16/8) o trabalho da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe. Das 18 às 22 horas, 12 equipes irão percorrer as ruas de toda a cidade em busca de pessoas que estejam em situação de rua.

A maioria das pessoas atendidas (405) na noite de quinta para sexta  procurou espontaneamente as unidades onde contam com local para banho, recebem roupas limpas e alimentação – à noite e pela manhã – e podem dormir em camas, protegidas do frio.

Nos demais horários, fora da Ação Inverno, o serviço da Prefeitura conta com sete equipes e segue o cronograma de rotina orientado pela Central de Encaminhamento Social, que atende as demandas de toda a cidade 24 horas por dia. O atendimento da central é feito com base em solicitações que chegam à Central 156 ou pelo aplicativo Curitiba 156. Durante a última noite, 71 pessoas usaram este serviço.

A FAS orienta as pessoas para que telefonem e comuniquem sempre que virem alguém em situação de rua. Basta informar a endereço para que uma equipe possa se deslocar até o local.

Balanço

Das 18h às 6h, as equipes da FAS fizeram 186 abordagens sociais, mas apenas 89 pessoas aceitaram atendimento e foram levadas para os abrigos do município. Em 20 casos, a equipe se deslocou até o endereço informado, mas não havia ninguém no local.

Apesar de terem a oportunidade de dormir protegidas, 93 pessoas recusaram atendimento. Por estar debilitada, uma pessoa foi levada para uma unidade de pronto-atendimento. Duas pessoas foram convencidas pelos educadores sociais a voltar para suas famílias e uma foi acolhida em uma unidade que possui canil, por estar com um cão de estimação.

- Anuncie Aqui -