FAS reforça resgate de pessoas nas ruas na noite desta segunda

www.asemananews.com.br
Foto: Ricardo Marajó/FAS

Com a queda da temperatura nesta segunda-feira (19/8), a Fundação de Ação Social (FAS) volta a reforçar os serviços de abordagem social e de acolhimento de pessoas em situação de rua em Curitiba.

A medida faz parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe e tem o objetivo de proteger a população de rua do frio intenso. Como acontece anualmente, o reforço é feito todas as noites em que a temperatura for igual ou menor a 9ºC.

Das 18h às 22h, a FAS terá 12 equipes para percorrer a cidade em busca de pessoas em situação de rua e ofertar acolhimento nas unidades da Prefeitura, onde elas poderão fazer a higiene, se alimentar e dormir protegidas.

Nos demais horários, o trabalho será mantido com sete equipes e seguirá o cronograma de rotina orientado pela Central de Encaminhamento Social, que atende as demandas de toda a cidade 24 horas por dia. O atendimento da central é feito com base em solicitações que chegam à Central 156 ou pelo aplicativo Curitiba 156.

A FAS orienta as pessoas para que telefonem e comuniquem sempre que virem alguém em situação de rua. Basta informar a endereço para que uma equipe possa se deslocar até o local.

Pontos mapeados

Na Regional Matriz, que concentra mais de 60% da população de rua de Curitiba, as equipes farão busca no eixo histórico, desde as Ruínas do São Francisco até a Praça Santos Andrade, e nas praças do Japão, Rui Barbosa, Espanha, Osório, Carlos Gomes, Tiradentes, Santos Dumont, Generoso Marques, 29 de Março e 19 de Dezembro.

Os outros pontos mapeados são Rodoferroviária, Viaduto do Capanema, Mercado Municipal e Passeio Público.

A Prefeitura oferta até 1.200 vagas de acolhimento. Nos abrigos, além de camas para dormir e acesso a banho quente, os acolhidos recebem agasalhos e alimentação, na chegada e na saída, no início da manhã. Todos têm direito a levar pertences em bolsas ou mochilas.

Cães podem ir junto

Pessoas em situação de rua que têm animais de estimação serão abrigadas nas casas de passagem Jardim Botânico e Bairro Novo, que têm canis e alimentação.

As equipes da FAS têm caixas apropriadas para transportar animais de pequeno e médio porte, que poderão seguir para acolhimento com os donos.

- Anuncie Aqui -