Pesquisa vai avaliar desempenho das empresas do Tecnoparque

www.asemananews.com.br
Na imagem Tecnoparque. Foto: Divulgação

Uma pesquisa vai avaliar os resultados das empresas do Tecnoparque, programa que já conta com 93 empresas, que juntas faturam R$ 4,1 bilhões e geram 8,1 mil empregos diretos na capital.

As empresas participantes do Tecnoparque têm redução da alíquota do Imposto sobre Serviços (ISS) de 5% para 2%. O objetivo da pesquisa é entender o impacto do incentivo na realidade empresarial, visando estimar sua contribuição para a economia da cidade, segundo Marlon Cardoso, gestor dos programas de incentivo da Agência Curitiba.

O Tecnoparque ficou desativado para novas adesões de 2013 a 2016 e foi retomado no segundo semestre de 2018. Desde o ano passado, dez empresas ingressaram no Tecnoparque. Juntas, têm faturamento de R$ 627,7 milhões e devem gerar 472 novos empregos.

“O Tecnopaque é um dos pilares do movimento Vale do Pinhão, que tem como objetivo impulsionar projetos inovadores em Curitiba”, diz Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.

O acompanhamento do desempenho das empresas está previsto no decreto 310/2008, que regulamentou a lei que criou o Tecnoparque e as informações serão organizadas pela Unidade Gestora do Programa.

Pesquisa

A pesquisa vai levantar dados do triênio 2016-2018. O levantamento se aplica a todas as empresas, mas elas irão responder conforme o tempo de ingresso no programa.

A Agência Curitiba promove uma reunião na quinta-feira (22/8) no Engenho de Inovação, no Rebouças, com as participantes do programa para explicar a pesquisa e o preenchimento dos formulários.  O prazo para as empresas entregarem o material vai até 30 de setembro.

O levantamento vai medir o desenvolvimento da empresa sob os aspectos de base tecnológica, o status do projeto de pesquisa e inovação pactuado ou ativação de centros de pesquisa e desenvolvimento para inovação, bem como o cumprimento do planejamento em termos de contrapartidas informadas nos projetos.

“Depois utilizaremos os dados para apreciar os resultados e frutos do programa. Além de avaliar eventuais oportunidades de aperfeiçoamento”, finaliza Cardoso.

- Anuncie Aqui -