Ruas da Cidadania abrirão espaço à Semana Nacional de Conciliação

www.asemananews.com.br
Foto: Pedro Ribas/SMCS

As Ruas da Cidadania vão reforçar os mutirões da Semana Nacional de Conciliação 2019, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Curitiba. O evento acontece de 4 a 11 de novembro e já está com inscrições abertas por meio de um formulário no site do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

“A conciliação é uma ferramenta importante. Compartilhando os espaços do município proporcionamos que a Justiça esteja perto do povo”, destaca o prefeito Rafael Greca.

Em reunião com o 2º vice-presidente do TJPR, desembargador José Laurindo, o prefeito definiu a abertura dos equipamentos públicos para o evento do CNJ. A previsão é de que haja conciliações em cinco das dez Ruas da Cidadania de Curitiba, além dos endereços do Poder Judiciário. Os locais serão divulgados em breve.

Interessados podem fazer inscrições até o dia 7 de outubro, segundo informações do próprio Tribunal.

Como funciona

Durante a Semana, os tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. Caso o cidadão ou a instituição tenham interesse em incluir o processo na semana, devem fazer a inscrição, preencher todos os dados e aguardar o contato de um servidor para agendar a audiência.

Podem ser solucionados conflitos relacionados a pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras e problemas de condomínio são alguns dos que podem ser resolvidos.

De acordo com um levantamento realizado pelo CNJ, em 2018 os projetos de conciliação da Semana Nacional da Conciliação, realizaram mais de 600 mil audiências em todo o Brasil, conseguindo a homologação de mais de R$ 1,5 bilhão em acordos.

- Anuncie Aqui -