Novas plantas ameaçadas chegam às coleções vegetais do Botânico

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Duas espécies de plantas raras e exclusivamente paranaenses ganharam espaço na coleção Ameaçadas de Extinção do Jardim Botânico de Curitiba. Uma área de várzea foi especialmente implantada para elas, com condições para o seu desenvolvimento, próxima do Jardim Araucárias do Mundo.

As mudas de Aloysia cordata – um arbusto que pode chegar a dois metros de altura – foram produzidas na estufa de pesquisa e já estão plantadas no local. A Oxalis paranaensis – uma espécie de trevo – será coletada pelos pesquisadores para compor o espaço dentro da coleção, que deve estar completo em cerca de um mês.

Até onde os pesquisadores sabem, elas são encontradas apenas em algumas áreas entre as regiões dos municípios de Tijucas do Sul e Piraquara, nas proximidades de Curitiba, segundo explica o engenheiro florestal Marcelo Leandro Brotto.

“Qualquer intervenção nestes locais, como a implantação de tanques para criação de peixes ou drenagem para agricultura, por exemplo, pode ser prejudicial e causar a extinção das espécies”, alerta.

Uma das principais funções de um Jardim Botânico é, justamente, promover a pesquisa da flora e conservar as espécies fora do seu habitat original, lembra o engenheiro.

Fazem parte do trabalho as idas a campo para coleta de espécies, além do seu estudo e desenvolvimento no Museu Botânico e na estufa de pesquisa.

Atualização constante

Hoje, são nove as coleções botânicas dentro do Jardim Botânico de Curitiba: Ameaçadas de Extinção, Araucarieto, Arbustos dos Campos do Paraná, Campos Nativos de Curitiba, Exóticas, Floresta Atlântica, Floresta Estacional Semidecidual, Palmeiras Brasileiras, e Jarim das Araucárias do Mundo.

Elas existem como forma de preservação das plantas e elemento de Educação Ambiental. Cada uma das coleções conta com placas que trazem uma breve descrição das características e regiões de origem, além de uma lista das espécies plantadas.

O trabalho é contínuo e constante, tanto na adição de plantas às coleções existentes, como na criação de novas coleções dentro do espaço. Elas são resultado das análises da Comissão Especial Permanente para pesquisa, implantação e manutenção das coleções vivas do Jardim Botânico Municipal de Curitiba.

- Anuncie Aqui -