Bolsonaro visita centro de operações no combate às queimadas na Amazônia

Foto: Alan Santos/PR

O presidente da República, Jair Bolsonaro, visitou nesta segunda-feira (26) o Centro de Operações Conjuntas, montado no Ministério da Defesa para coordenar as respostas do Governo Federal no combate às queimadas e focos de incêndio na região amazônica. “Foi apresentado para o Presidente da República e vários ministérios a situação da área”, explicou o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

Segundo ele, a situação está sob controle. “Tem se alardeado um pouco a situação está fora de controle. Não está mesmo. Já tivemos picos de queimadas em outros anos muito maiores ou maiores que esse ano aqui”, afirmou. “É lógico que a situação não é simples, mas ela está sob controle e arrefecendo bem”, completou.

O ministro disse ainda foram registradas precipitações de chuva nesse domingo e nesta segunda-feira em algumas áreas e os focos de incêndio estão diminuindo. “Estão sendo localizados os focos de incêndio. Estão diminuindo”.

O ministro da Defesa informou que terça-feira (27) o presidente Jair Bolsonaro vai se reunir no Palácio do Planalto com governadores da Amazônia Legal para discutir a continuidade das ações na região.

Atuação

Segundo o ministro da Defesa, no Comando Militar Conjunto da Amazônia, em Manaus, e que engloba os estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e parte do Maranhão, têm mais de mil integrantes das Forças Armadas atuando como brigadistas, além de 151 viaturas e 15 aeronaves.

Já no Comando Militar Conjunto do Norte, localizado em Belém, que compreende os estados do Pará, Amapá, Maranhão e parte do Tocantins, Fernando Azevedo informou que dois mil homens estão à disposição, com a formação de 700 soldados brigadistas de combate a incêndios e a meta de chegar a 1500 brigadistas.

Mais de 43 mil integrantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) estão locados na região Norte. Eles estão disponíveis para atuar, de acordo com a demanda, coordenados com órgãos de controle ambiental e de segurança pública.

Ajuda Internacional

Em relação à ajuda internacional o ministro da Defesa falou sobre oferta de apoio dos Estados Unidos e de Israel, além de vizinhos sul-americanos. Fernando Azevedo adiantou que o Chile já ofereceu quatro aeronaves com capacidade para dispersão de água e 30 brigadistas especializados, e o Equador fez a oferta de uma aeronave e também de 30 especialistas. “Essa ajuda de logística, de material, de meios, é importante. Soma. Soma”, disse o ministro da Defesa”.

Redução em focos de incêndio

O Porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, que também participou da reunião no ministério da Defesa, defendeu que a atuação do governo federal desde o último sábado (24) já reduziu o número de focos de incêndio em Rondônia. “Não há estado de descontrole em hipótese alguma”.

Otávio Rêgo Barros disse que está sendo organizada uma visita in loco de uma equipe do governo federal a partir de quarta-feira desta semana à região amazônica para conferir o trabalho de perto.

 

- Anuncie Aqui -