Comemoramos a alegria de viver pelo Brasil, diz Greca

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Patriotas curitibanos lotaram neste sábado (7/9) a Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, para assitir o desfile cívico-militar em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil. O prefeito Rafael Greca acompanhou o desfile junto com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior e com o Comandante da 5ª Divisão de Exército, General-de -Divisão, Carlos José Russo Assumpção Penteado.

Pela avenida desfilaram em marcha cerca de três mil pessoas, entre escolas municipais, estaduais, representantes da sociedade civil, Forças Armadas e de segurança.

Para o prefeito Rafel Greca, Sete de Setembro é o dia de celebrar a vida e a liberdade para servir o País.

“Esse País continental, da Amazônia ao Rio Grande do Sul, e que tem a grande cidade de Curitiba e o nosso amado Paraná como destaque. Celebramos a alegria de já termos uma Pátria Livre, e a vontade da nossa gente em fazer o melhor e viver pelo Brasil. A Pátria está livre e agora vamos viver pelo Brasil”, afirmou.

O governador disse que a data é importante para valorizar a história da Independência do País. “Poucas regiões no mundo conseguiram manter essa unidade que o Brasil possui. Sinto que há uma vontade da população em resgatar o verde-amarelo da bandeira, em resgatar o patriotismo”, falou.

O desfile foi aberto com as honras militares e apresentação das armas às autoridades. Os primeiros a desfilar foram da Liga da Defesa Nacional, os carros militares, seguidos por um desfile de carros antigos, as escolas municipais e estaduais e as entidades civis.

A Rede Municipal de Ensino foi representada por 497 alunos das escolas  Professora Tereza Matsumoto, Miracy Rodrigues de Araújo, Mirazinha Braga, Michel Khury, Rio Negro, Pedro Viriato de Souza. Após o desfile Cívico, desfilaram os alunos do Colégio Militar de Curitiba, do Colégio da Polícia Militar do Paraná, as Forças Armadas, Exército, Marinha e Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar.

O patriotismo estava representado pela família Thomas. Os três filhos do casal John e Juliana assistiram ao desfile usando uniforme militar. “A família é nosso bem maior e viemos juntos prestigiar o 7 de Setembro. Sempre desfilei e quero que meus filhos Vitória, Thomas, e Theo também tenham amor e respeito pela Pátria”, disse.

Dom Pedro I na Cândido de Abreu encerra o desfile

O desfile foi encerrado com uma surpresa. Dom Pedro I entrou na Avenida Cândido de Abreu, interpretado pelo soldado da Cavalaria da Polícia Militar, Elder Aurélio de Andrade Purkotte, em cima de um cavalo branco, para o brado de “Independência ou Morte”.

A interpretação fez parte do auto da Independência do Brasil, que durante a Semana da Pátria percorreu todas as Regionais de Curitiba para mostrar de forma lúdica um dos mais importantes trechos da história do País.

O auto, encenado por atores com a personagem Curitibinha perguntando a uma professora da rede municipal como foi que tudo aconteceu. Então, retrata-se o momento em que Dona Maria Leopoldina, esposa de Dom Pedro I, aconselhada por José Bonifácio, escreve uma carta ao marido – que estava fora do Rio de Janeiro.

Também compareceram ao desfile-cívico: o vice-governador Darci Piana; o Comandante da Polícia Militar, Coronel Péricles de Matos; o delegado geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach; o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, a secretária da Educação, Maria Silvia Bacila; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o superintendente de Defesa Social, Carlos Celso dos Santos Júnior; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Sabino Picolo e o vice-presidente, vereador Tito Zeglin.

- Anuncie Aqui -