Padroeira de Curitiba é celebrada com coroação e missa

www.asemananews.com.br
Foto: Daniel Castellano / SMCS

O dia da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, foi celebrado com procissão, coroação e missa no final da tarde deste domingo (8/9). Os fiéis saíram do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e seguiram até a Coluna Triunfal, na confluência das Ruas Barão do Serro Azul, São Francisco e Nestor de Castro, onde fica a imagem da santa padroeira da capital paranense.

Junto com o prefeito Rafael Greca e o Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, os fiéis assistiram à coroação da padroeira da cidade. A Banda Lyra Curitibana acompanhou a cerimônia e tocou o Hino em homenagem a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

“Que o sorriso da mãe anime as pessoas a se erguerem da sarjeta, a saírem do vício, a vencerem o pecado e o mal, a consolarem os doentes, a fazerem companhia aos aflitos, a sermos todos uma população de gente consoladora que se importa com os outros. Erga-se em Curitiba a força da fé, e brilhe a luz dos Pinhais”, pediu o prefeito.

Dom Peruzzo convidou os fiéis para homenagearem a padroeira. “Nossa Senhora da Luz participou dos passos, da história, dos dias da cidade de Curitiba. Que nós, curitibanos de hoje, rezemos como os curitibanos de ontem”. Nas orações, ele pediu pelas famílias, pelos jovens, pelos desempregados, pelos doentes e por todos que sofrem.

A aposentada Claudete Karam Joaquim estava emocionada. “Este momento me trouxe muitas lembranças. Minha família morou na Rua Barão do Serro Azul há 60 anos. Eu fui vizinha do Greca quando éramos adolescentes e coroei Nossa Senhora na primeira gestão dele como prefeito”, relembrou Claudete.

Após a coroação, o prefeito Rafael Greca seguiu para a Catedral Basílica de Curitiba, onde Dom Peruzzo celebrou a Missa em homenagem à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Participaram das celebrações, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o diretor-executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão; a secretária Municipal da Educação, Maria Silvia Bacila e os vereadores Tito Zeglin e Serginho do Posto.

- Anuncie Aqui -