Inspetor Celso assume a direção da Guarda Municipal

www.asemananews.com.br
Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Guarda Municipal tem um novo diretor. O inspetor Carlos Celso dos Santos Junior assumiu oficialmente o cargo após cerimônia de transmissão de posse na tarde desta quarta-feira (11/9).

O inspetor Odgar Nunes Cardoso, que estava no maior cargo da corporação desde janeiro de 2017, se aposentou e agora continua o trabalho como superintendente da Defesa Social.

“Na exortação ao novo comandante, eu pedi que ele siga o exemplo do Odgar e que se dedique a tornar Curitiba mais forte do que as dificuldades”, disse o prefeito Rafael Greca que entregou a Odgar uma miniatura de uma viatura da GM, presente da primeira-dama, Margarita Sansone.

A passagem de comando aconteceu no Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal, na CIC.

“A missão da Guarda é estar onde o povo está e servir Curitiba em momentos de enchente, de vendaval, de temporal, de comoção social no policiamento”, ressaltou o prefeito.

“O meu coração de prefeito se encheu de orgulho ao ver o filho de dona Maria Jeni dos Santos, o guarda municipal Carlos Celso, que eu fiz inspetor da guarda, se tornar o seu comandante”, acrescentou Greca.

Perfis

Odgar e Celso são colegas de profissão desde o início na atividade como guardas municipais. Os dois fazem parte dos 110 primeiros guardas que ingressaram na corporação, no ano de 1988. Tornaram-se supervisores da GM no ano de 1994 e inspetores em 2004.

Celso, o novo diretor da Guarda, tem 50 anos e foi diretor da Guarda Municipal em outros dois períodos: de 2001 a 2003 e de 2005 a 2010. Foi o primeiro profissional de carreira a assumir a direção de uma Guarda Municipal de capital no País, no início dos anos 2000. Até então, coronéis ou delegados da polícia eram designados para ocupar o cargo.

Teve como seu primeiro posto de trabalho o Terminal Guadalupe, passando também pela Praça Osório, Passeio Público e núcleos regionais. É casado com Leonilda Pascoal dos Santos.

Odgar já havia ocupado o cargo de direção entre os anos de 2010 e 2012 e estava novamente como diretor da GM desde janeiro de 2017. Natural de Júlio de Castilhos (RS), tem 60 anos. É casado com Silvia Zoraski, supervisora da Guarda Municipal de Curitiba. É pai da Helena, 25, e do Lucas, 24 anos. Antes de ingressar na GM, foi sargento do Exército.

“É uma honra participar desse momento tão importante para a Guarda Municipal, para o Celso, que agora assume essa honrada e árdua missão e para o Odgar, sempre sereno, que desempenhou a função com muito conhecimento e maestria”, definiu o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Rômulo Marinho, destacou a parceria com a Guarda Municipal.

Presenças

O evento foi prestigiado por todos os órgãos de segurança pública parceiros, com representantes do Exército, da Polícia Federal (delegado Rubens Lopes da Silva, representando a Superintendência Regional do órgão), Polícia Rodoviária Federal (superintendente substituto Daniel Antonio Costa e o chefe da 1ª delegacia, Lúcio Flávio Marins), Polícia Militar (coronel Hudson Teixeira), do Corpo de Bombeiros (tenente-coronel Genero), da Polícia Civil (delegado geral-adjunto Riad Farhat) e das Guardas Municipais de Campo Largo (Milton Cordeiro), Fazenda Rio Grande (Ilda Soares), Campina Grande do Sul (secretário Jeferson Cordeiro) e Mandirituba (Edson Biscaia).

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito Eduardo Pimentel; os vereadores Tico Kuzma, Mauro Bobato, Geovane Fernandes, Rogério Campos, Beto Moraes, Colpani, Volmir, Fabiane Rosa e Edson do Parolin; a secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila; o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Thiago Ferro; administradores regionais do Boqueirão (Ricardo Dias), Pinheirinho (Reinaldo Boaron), Cajuru (Adriane Cristina dos Santos) e CIC (Raphael Keiji Assahida); chefes de núcleo da Guarda Municipal; a presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Dora Pizzato; representantes da Superintendência de Trânsito e integrantes do Centro Seguro.

- Anuncie Aqui -