Aulas de pilates solo garantem melhora da força e flexibilidade

www.asemananews.com.br
Foto: Divulgação

Ganho de equilíbrio, melhora da flexibilidade, reabilitação e manutenção da saúde estão entre os benefícios que as aulas de pilates solo, oferecidas há pouco mais de um mês, na Rua da Cidadania Boa Vista, garantem às participantes. São aulas gratuitas, que acontecem às sextas-feiras, às 8h e às 14h, pela Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude.

As aulas têm uma hora de duração, são ministradas pela professora Leiry Francelly Trevisan, que orienta exercícios sem impacto, que buscam a melhora da saúde e da força física dos praticantes.

“O alinhamento, o aumento da força e a melhora da flexibilidade, respiração, concentração e da percepção corporal estão entre os benefícios da prática”, destaca Leiry.

As duas turmas estão completas, formadas por mulheres de diferentes idades. Porém, a modalidade é indicada tanto para adultos como idosos, podendo ser adaptada às necessidades físicas de cada indivíduo. Os exercícios são realizados dentro do nível de condicionamento de cada aluno.

Bem-estar

Lucimara De Fátima Ihlenfeldt, 53 anos, participa das aulas há um mês e já enumera a lista de benefícios conquistados. “Desde a primeira aula já senti um grande bem-estar, mas os maiores resultados apareceram nos exames, como a redução da gordura que eu tinha no fígado”, diz Lucimara.

Para a artesã Nelli de Chisto, 56 anos, que sofria de problemas na coluna, as aulas ajudaram a aliviar as dores e reduzir a quantidade de remédios. “Estou ficando com a musculatura mais forte, com os músculos mais alongados e melhor humor. E além do mais a professora é excelente”, conta Nelli.

Força do corpo

O pilates é um método desenvolvido na década de 1920 pelo alemão Joseph Pilates para o controle muscular, valorização da concentração, fluidez, precisão e respiração do praticante. Boa parte dos exercícios são realizados com a pessoa deitada, com uso de acessórios para execução de movimentos.

No momento as duas turmas estão lotadas e há uma lista de espera. Os interessados devem procurar o núcleo regional de Esporte e Lazer, na Rua da Cidadania Boa Vista.

Além do pilates há uma variedade de cursos e oficinas de dança, ginástica, esporte e lazer.

- Anuncie Aqui -