Idosos se exercitam e colocam a conversa em dia nas academias ao ar livre

www.asemananews.com.br
Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

A academia ao ar livre instalada pela Prefeitura no Jardinete Roni Eldo de Albuquerque, na Rua Rio Guaíba, no Bairro Alto, garantiu um novo apelido ao local. O “ponto de fofoca dos velhos”, como passou a ser carinhosamente chamado pelos moradores, reúne homens e mulheres, que frequentam o espaço durante o dia e à noite, para fazer exercícios, cuidar da saúde e manter os assuntos em dia.

A instalação dos equipamentos aconteceu há pouco mais de um mês e atendeu à solicitação feita pela comunidade. No Bacacheri, uma outra a academia ao ar livre foi implantada no mesmo período, na Praça Aurora Lambertucci Geronasso, ao lado do Centro de Esporte Lazer Bacacheri e também virou referência do grupo da terceira idade que se se reúne para prevenir doenças e cuidar do bem-estar físico e social.

Os equipamentos foram instalados pela Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude para ampliar as práticas esportivas nos bairros, contribuir para o combate ao sedentarismo e ajudar na promoção da saúde dos moradores.

Benefício personalizado

Os aparelhos não têm peso, assim os usuários utilizam a força do corpo para a prática de musculação e alongamento, criando resistência e gerando benefício personalizado.

“Agora todo mundo vem aqui, tem sempre alguém fofocando e cuidando do corpo”, diz a aposentada Maria do Carmo Ferreira, moradora do Bairro Alto.

“Falamos de tudo quanto é assunto durante os exercícios”, completa a moradora.

A aposentada Jurandi Lopes, 78 anos, frequenta a academia todos os dias, pela manhã e à noite, na companhia das vizinhas. Segundo ela, é uma dos horas mais especiais do dia.

Junto das amigas ela se orienta pela placa informativa que fica junto aos equipamentos e que explica como utilizar cada um deles e quais os grupos musculares são trabalhados durante o exercício. “Me sinto mais animada, também comecei a cuidar da alimentação e já consegui perder peso”, conta Jurandi.

Maria Márcia dos Santos encontrou no local a motivação para iniciar uma prática esportiva.

“Venho conversar com as amigas e me esticar. Os equipamentos são muito bons, ajudam a não deixar o corpo encolher”, brinca Maria Márcia.

Cuidar da saúde

O presidente da Associação de Moradores Amigos do Bairro Alto, Augustinho Silvério Fernandes, que reuniu as demandas da comunidade para apresentar à administração municipal, comemora o resultado da conquista. “As pessoas, especialmente os mais idosos, estão melhorando a saúde porque agora têm espaço para cuidar da saúde e se divertir”, diz Fernandes.

A instalação da academia ao ar livre completa as melhorias realizadas no jardinete. No ano passado, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente revitalizou parquinho das crianças,  a cancha de areia e o vestiário.

Aulas diversificadas

No Bacacheri, a nova academia, instalada ao lado do Centro de Esporte Lazer Bacacheri, tem sido usada para diversificar as aulas de ginástica do grupo de idosos que frequenta o centro. “Aproveitamos que o espaço proporciona contato com a natureza para variar os exercícios e estimular ainda mais a participação do grupo”, diz a coordenadora do centro, Priscyla Érika Cardozo Cicielski.

Segundo Priscyla, as academias ao ar livre nos espaços públicos estimulam as pessoas a praticarem atividades físicas interagindo com amigos e familiares, estimulando a prática regular de exercícios físicos e a convivência social.

- Anuncie Aqui -