Com nova subestação, Curitiba amplia autonomia energética

www.asemananews.com.br
Foto: Daniel Castellano / SMCS
Evento de inauguração da Subestação Curitiba Centro da Copel anexa ao Viaduto do Colorado. Na imagem Prefeito Rafael Greca, Governador Carlos Massa Ratinho Junior, Presidente da Copel Daniel Slaviero e Eduardo Pimentel, Vice Prefeito de Curitiba…

“Um presente para Curitiba”. Foi assim que o prefeito Rafael Greca definiu a nova subestação Curitiba-Centro da Copel, localizada no bairro Jardim Botânico, e a linha de transmissão subterrânea na Avenida Comendador Franco, inauguradas na manhã desta terça-feira (17/9).

Os dois empreendimentos, que operam em alta tensão, receberam investimentos de R$ 174 milhões por parte do Governo do Estado. “Esse é um projeto de três anos, que traz tranquilidade e aumenta o potencial da capital para receber novas indústrias”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

De acordo com o governador a ampliação da capacidade dá uma sobrevida de 20 anos para a região. Hoje, Curitiba e região metropolitana são atendidas majoritariamente por subestações e linhas de transmissão de 69 mil volts. A substituição por circuitos que operam em tensões maiores, como 138 mil volts e 230 mil volts, vem sendo gradual.

Durante a solenidade, ao lado do vice-prefeito Eduardo Pimentel e do diretor-presidente da (Copel), Daniel Pimentel Slaviero, Greca lembrou do histórico da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).

“Expresso minha alegria por esse momento histórico de Curitiba e do Paraná. A Copel, orgulho de todos os paranaenses, agora nos dá essa subestação, estabilidade elétrica e a qualidade dessa linha transmissora e subterrânea”, reforçou Greca.

Estiveram presentes, ainda, o presidente do Conselho de Administração, da Copel, Marcel Martins Malczewski; o diretor-presidente da Copel Distribuição, Maximiliano Andres Orfali; diretor Jurídico e de Relações Institucionais, Eduardo Vieira de Souza Barbosa; o diretor de Geração e Transmissão, Moacir Carlos Bertol; e o diretor-presidente da Elejor, João Biral Júnior.

Além do diretor-adjunto de Comunicação, David Campos; diretor de Governança, Risco e Compliance, Vicente Loiácono Neto; e da diretora de Gestão Empresarial, Ana Letícia Feller.

Estrutura

A Subestação Curitiba-Centro foi erguida em uma área de aproximadamente 1,3 mil metros quadrados ao lado do Viaduto do Capanema. É do tipo abrigada e isolada a gás, adequada para área urbana e conta com dois transformadores de 150 megavolt-ampères (MVA).

Para transformar a Avenida Comendador Franco, antes conhecida como Avenida das Torres, foram retiradas 25 torres, 20 superpostes e 42 km de cabos condutores no trecho que vai da Rua Dr. Dário Lopes Dos Santos até a Rua Rosa Mehl, nos Bairros Jardim Botânico, Jardim Das Américas, Guabirotuba e Uberaba.

A rede de alta tensão passa por tubulações enterradas no canteiro central. A linha tem 8 quilômetros de extensão e conecta a nova subestação Curitiba-Centro à subestação Uberaba e é uma das maiores redes subterrâneas em circuito duplo do Brasil.

- Anuncie Aqui -