Pioneira no País, Curitiba ganha centro especializado em autismo

www.asemananews.com.br
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Trezentos estudantes serão recebidos por mês no Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista (CEETEA) da Secretaria Municipal da Educação, inaugurado nesta quarta-feira (18/9) pelo prefeito Rafael Greca. O centro, pioneiro nesse modelo com ensino estruturado, funciona no 9º andar do Edifício Delta (Alto da Glória), sede da secretaria.

“Curitiba faz história mais uma vez. A cidade da primeira universidade do país, a Universidade Federal do Paraná, agora é a primeira com um centro para o autismo”, disse o prefeito Rafael Greca.

“Nossa educação inteira é especial, pois especial é nossa atenção com a educação. Acredito nos seres humanos e somos todos cidadãos, com os mesmos direitos”, afirmou Greca.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou as ações da Prefeitura no atendimento educacional especializado. “Temos nove Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs), e logo teremos o décimo, na CIC. São 750 profissionais de apoio com formação específica, além das salas de recursos e escolas especiais”, citou.

O centro

A prioridade de atendimento é avaliada por parte da equipe técnica e inclui entrevista com as famílias. Os primeiros atendimentos já estão agendados e os estudantes frequentarão o CEETEA no horário de contraturno.

São 15 profissionais, seis salas para atendimento individual ou em pequenos grupos, além de uma sala de formação e outra da Escola de Pais, iniciativa da secretaria que orienta as famílias de crianças e estudantes.

A rede municipal tem 1.105 estudantes com Transtorno do Espectro Autista. São mais de 7,4 mil crianças e estudantes beneficiados com algum tipo de atendimento especializado.

“Buscamos dar suporte a toda a família, com orientações e acompanhamento”, frisou a diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Gislaine Coimbra Budel.

Presenças

Também estiveram presentes o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; o superintendente Executivo, Oséias Santos Oliveira, a diretora do CEETEA, Sandra Regina Kirchner Villar; a coordenadora da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes, e os vereadores Pier Petruzziello e Mauro Bobato.

Serviço

O CEETEA funciona no 9º andar do Edifício Delta, na Avenida João Gualberto, 623, Alto da Glória. Telefone: 3350 3119.

- Anuncie Aqui -