Atividades do Outubro Rosa reúnem mais de mil pessoas no Barigui

Foto:Divulgação/SEJUF

Mais de mil pessoas prestigiaram neste sábado (05) o “Outubro Rosa no Barigui”, um evento da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, em parceria com as Secretarias de Saúde e do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, com apoio de várias instituições que atendem pessoas com câncer. “Promovemos um grande serviço de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”, disse o secretário Ney Leprevost.

Participando do evento, a primeira-dama e madrinha da campanha Paraná Rosa, Luciana Saito Massa, disse que, pela primeira vez, o Governo do Estado está levando a 43 municípios ações de prevenção e promoção do cuidado integral à saúde das mulheres. ‘Estamos chamando a atenção da mulher paranaense para o cuidado integral com a saúde e rastreamento do câncer de mama e do colo de útero”, disse ela, afirmando que gostaria muito que todas as mulheres aproveitassem esse momento e visualizassem que a prevenção está em nossas mãos.

Carmen Dias, psicóloga, 43 anos, está em tratamento de um câncer de mama. “Negligenciei todos os chamados, as campanhas de conscientização, as orientações médicas. Hoje estou sentindo o peso deste desleixo”, disse. Paulo Alberto Correa Lemos, 61, disse que a conscientização tem ajudado a esposa, que apesar do tratamento tem uma boa qualidade de vida. “Temos que estar atentos a todas as formas de prevenção”.

O Outubro Rosa Barigui ofereceu diversos serviços gratuitos, como  aferição de pressão arterial, monitoramento de glicemia, informações sobre o controle da obesidade e do sobrepeso, além de distribuição de material informativo.

Além disso, houve um grande mutirão para atendimento jurídico e psicológico; espaço beleza com corte de cabelo e empréstimo de peruca, oficina de lenços (com doação de lenços, gorros, porta-dreno, sutiã e almofadas terapêuticas); cadastro para doação de prótese mamária; distribuição de informativos e revistas sobre câncer de mama; coleta de sangue e cadastro de doação de medula óssea. O evento teve ainda uma caminhada e uma “cão-minhada” no parque, aula de zumba, desfile de carros antigos e a presença do Ride do Batom, um grupo de mulheres motociclistas de diferentes idades, profissões, e estilos.

Para as crianças, brinquedos infláveis e as presenças da recreacionista Lia Pink e dos palhaços Peri e Pipoca, além dos mascotes do Hospital de Clinicas e do Erastinho.

PARCEIROS – Participaram do evento, como parceiros, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, Instituto Humanista de Desenvolvimento Social, Fundação Athletico Paranaense, Hemepar, Fundação Pró-Renal, Hospital de Clínicas, Hospital Erasto Gaertner, Tricota Curitiba, Paula MaryKay, Time Zfest, FT Dance, SB Show,  Defesa pessoal Killer Bees, Clube das Divas, AAma, Liga Paranaense de Combate ao Câncer, Roctary Rebouças, Filhas do Vento, Mãos sem Fronteiras, Proerd – Patrulha Escolar, Salvador Saxofonista,Banda da Polícia Militar e Furacão Rosa.

- Anuncie Aqui -